Os dados são exclusivos para os bebês prematuros internados em UTIs neonatais, mas a velha receita caseira dos avós mostrou-se eficiente:Pesquisadores da USP de Ribeirão Preto, em São Paulo, descobriram uma maneira simples de aliviar a dor em bebês prematuros. Os bebês recebem a solução de sacarose, preparada na farmácia do Hospital das Clínicas, dois minutos antes de, por exemplo, tomar soro.
O açúcar favorece a liberação de endorfinas, substâncias analgésicas produzidas pelo próprio corpo, que geram a sensação de bem estar. Com o alívio preventivo, o bebê deixa de gastar energia quando mais precisa de força para sobreviver. O benefício foi detectado por médicos e aparelhos. "Dois minutos após administrar sacarose quando nós vamos fazer algum procedimento invasivo, a freqüência cardíaca varia menos e não temos quase queda nos níveis de saturação”.
Os médicos calculam que durante a internação um bebê prematuro passe em média por 400 intervenções dolorosas. Os cientistas brasileiros comprovaram agora que o efeito benéfico do açúcar não se perde depois da primeira dose e, por isso, pode ser usado repetidas vezes para aliviar a dor, antes de cada um dos procedimentos.
Um alerta: o açúcar usado na solução é mais puro do que o de casa. Além disso, só especialistas podem receitar a dosagem correta para os bebês.
Fonte: Ciência e Saúde - G1
Excelente noticia. Pena eu nao saber disso quando minha pequena estava na UTI, com menos de 1kg ha' 4,5 anos.
ResponderExcluirObrigada por manter-nos sempre atualizada, dr Jairo! Obrigada por fazer a diferenca para nos, maes.
Abraco!