
Como hoje recebi dezenas (sem exagero) de ligações e, a maioria delas me perguntava sobre "adiar a volta às aulas por causa da gripe suína", vou falar um pouco do que eu penso sobre o assunto.
Inicialmente, afirmo categoricamente que sou contra adiar a volta às aulas.
A epidemia de Influenza A teve seu pico durante as férias de julho, bem longe das aulas. A transmissão teve seu pico longe das escolas.
Tive inúmeros casos confirmados na Clínica com Influenza A (suína ou sazonal, não sabemos). Aparentemente nenhuma criança adquiriu a doença na escola, e a maioria não teve contato com pessoas que vieram de países "de risco" ou viajaram. De modo que a doença já circula e contamina por aqui mesmo, no Brasil, como todos sabemos.
Nenhum país do mundo "civilizado" (que cuida e respeita seus cidadãos) adiou a volta às aulas ou antecipou as férias. Nos Estados Unidos, o que houve foi uma pausa de uma ou duas semanas em escolas que tiveram casos na nova gripe.
Assim se controlou a evolução da epidemia. A partir de 12 de julho os casos de gripe suína começaram a diminuir nos Estados Unidos, ainda que se mantenham, até agora, acima da média para a época do ano.
"Empurrar com a barriga" o problema por mais duas semanas não resolve o problema. E pode causar inúmeros transtornos à rotina.
Quantos casos de Gripe Suína houve nas creches municipais? ZERO. Mas a Prefeitura suspendeu o funcionamento das creches municipais de São Paulo. Imagine o tamanho do transtorno que isso causará às mães, sem uma justificativa inteligente.
Cada indivíduo, cada escola e cada família tem o direito de tomar suas decisões, e isso faz parte do direito de cada um. Cada decisão deve ser respeitada e seguida, mas tomada com o máximo de responsabilidade, principalmente quando se trata do coletivo.
Um comentário a mais: pensa-se em adiar as aulas. Mas tente comprar um ingresso para uma peça de teatro ou um show infantil em São Paulo (como Palavra Cantada ou Saltimbancos): "lotação esgotada". As mães estressam, mas vão ao teatro e demais aglomerações...
Vamos ter coerência.
E, como sempre, para finalizar: lugar de criança doente é em casa, em repouso, e não na escola, no teatro, na patinação no gelo...
Jairo , tenho lido toda semana seus post, e concordo com todos.
ResponderExcluirENviei seu link para a escola dos meus filhos,para a escola que trabalho e para amigas que desesperadas ( algumas vc até conhece) querem saber se vou ou não enviar meus filhos para a escola. Não só vou ,como já mandei alguns dias no curso de férias.
Criança em casa só de férias ,final de semana ou doente.
Parabéns pelo blog ,pelas explicações , e continue sim reforçando a frase : As escolas e pais devem ser RIGOROSOS, e criança doente é em casa com mãe, pai , avó, babá......o que for....essa desculpa de que não tem com quem deixar me cansa.......ñão tem que deixar com ninguém mesmo.....se estádoente a mãe é o melhor remédio...
Obrigada por tudo sempre.
Bia