
Quem viu o pronunciamento do ministro Temporão, sabe do que estou falando.
A recomendação para os médicos, agora, é que só peçam o exame de comprovação do Influenza A(H1N1) em casos "graves", que necessitem internação.
Apesar da epidemia estar rondando o Brasil há meses, não há exames disponíveis para todos os pacientes. Os exames que pedi ultimamente demoraram mais de 7 dias para o resultado.
"O Brasil está preparado para epidemia", foi o que o ministro falou. Quem chegou de avião no Brasil ultimamente pode ver que não é bem assim. Além de ter que esperar mais de 1 hora no saguão da imigração, lotado, com gente vinda do mundo todo, as informações requeridas são estapafúrdias, como o assento do avião que cada um estava sentado...
Sem exames, não há mais estatísticas. Não se sabe o índice de prevalência e de mortalidade. Pode-se diagnosticar e notificar um caso de Gripe Suína por critérios clínicos. Nenhum país do mundo adotou esta conduta.
COMO ESTAMOS - À parte deste descaso, os pacientes tem me perguntado como as coisas realmente estão. Espero poder repetir isso daqui a um ou dois meses: por enquanto, se ninguém tivesse avisado, não perceberíamos que há uma epidemia. Nesta época do ano são muito comuns as infecções das "vias aéreas superiores", faringites, gripes sazonais e resfriados fortes, nada mais intenso neste ano do que antes. Não tivemos casos mais importantes que o habitual.
Espero que continue assim.
Comentários
Postar um comentário
Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado