
Como era previsto, com o reinício (tardiamente errado) das aulas, os casos de Influenza A (sazonais ou suínos) tem sido frequentes, e por isso mais dúvidas tem aparecido.
Atualmente existem um "novo" diagnóstico, que é a Síndrome Gripal. Pode ser definido como qualquer criança ou adulto com: febre (acima de 38ºC), tosse, e/ou falta de ar, e/ou dor de garganta. Diante deste quadro clínico, na ausência de um foco infeccioso definido (como, por exemplo, uma amídala com pus), pode-se firmar o diagnóstico de Gripe, e o Tamiflu pode ser iniciado, assim como as medidas epidemiológicas - o afastamento da escola, dos irmãos, etc.
Sem mais exames diagnósticos. "Simples e complexo".
AFASTAMENTO INDIVIDUAL
Não há uma regra a ser seguida no caso se, na classe do seu filho, alguma criança for diagnosticada com Gripe Suína ou Sazonal.
A criança deve ser afastada, obrigatoriamente. O prazo de segurança para o afastamento é de 10 dias, após o final da febre. Lembro que as crianças podem excretar o vírus por até 14 dias.
INTERRUPÇÃO DAS AULAS
Algumas escolas tem seguido a regra européia: após 3 casos na mesma classe, suspendem-se as aulas por 1 semana. Lembro que a Europa, de modo geral, não enfrentou uma epidemia tão ampla como aqui no Brasil.
Nos EUA não houve uma regra: depende de cada estado, de como vai a epidemia, etc. Mas em geral no segundo caso de Gripe na mesma sala, eles suspendem as aulas daquela turma.
Eu acho que o mais prudente é: caso haja 2 casos, com menos de 7 dias entre o primeiro e o segundo, as aulas devem ser suspensas, por 7 dias seguidos.
As escolas, para não gerar pânico, devem comunicar somente os pais daquela sala aonde houve o caso.
IRMÃOS
De um modo geral, os irmãos das crianças diagnosticadas devem ter vida normal, observando-as de perto. No primeiro sintoma (febre, tosse, falta de ar), considerá-las como caso suspeito - e daí tudo se repete: avaliação médica, remédio, afastamento...
EXCESSO DE ZELO
Alguns pais tem afastado seus filhos da escola quando aparece um colega de classe com suspeita diagnóstica de Gripe. E me perguntam se estão certos de tanta preocupação.
Minha resposta não tem sido assertiva...: cada mãe e cada pai tem o direito de decidir o que acha melhor para seus filhos - a "gripemania" no Brasil estressou demais a todos. As escolas tem feito sua parte, determinando os afastamentos e suspensões de aulas, bem como relevando as faltas, de modo bem facilitado.
Comentários
Postar um comentário
Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado