
Muita gente ficou por fora da discussão inicial sobre as vacinas contra influenza e só começou a se informar há pouco tempo - por este motivo (e para algumas atualizações) eu vou escrever mais um pouco sobre o assunto.
Existem três tipos de vacinas:
- Monovalente (exclusiva do governo) - esta vacina é só contra a gripe suína, o H1N1. É a vacina disponível nos postos de saúde, que todos (de acordo com a faixa etária ou um pedido médico) podem tomar. AINDA ESTÁ DISPONÍVEL.
- Bivalente (exclusiva do governo) - contra as duas gripes sazonais, H2N3 e B. Só é aplicada nos adultos acima de 60 anos de idade (chamados de idosos).
- Trivalente (rede particular) - esta é a vacina ideal, contra os três tipos de influenza - H1N1, H2N3 e B. Ficou disponível por cerca de um mês e agora está em falta. Nenhuma clínica de vacinação tem esta vacina no momento. A promessa é que chegue antes do fim do mês - a CEDIPI informou para uma mãe de paciente que a vacina chega, especificamente, dia 24 de maio. Não posso dizer se a informação procede. Eu realmente não sei quando estará disponível novamente.
Tenho falado para os pais que, apesar da trivalente ser a vacina ideal, a grande preocupação no ano passado foi a H1N1 - e, para a gripe suína, a vacina monovalente basta.
Após estes meses de vacinação, posso afirmar que a monovalente (temos nos postos vacinas monovalentes da GSK, Novartis e Butantan) é uma vacina segura, "que não matou ninguém" e que as reações foram aquelas normais e comuns de quaisquer outras vacinas.
Recomendo sua aplicação. "Se não tem tu, vai tu mesmo".
Quem já recebeu uma dose de monovalente H1N1 e quer receber a trivalente, pode (quando a trivalente chegar novamente...).
Embora tenha certeza que a vacina trivalente (da Solvay ou da Sanofi Pasteur) vai voltar a ser aplicada nas clínicas particulares, não sei se a terei na Clínica Len de Pediatria. O problema é comercial - está difícil adquirir a vacina porque as distribuidoras não receberam a vacina neste ano. Os laboratórios Solvay e Sanofi Pasteur só tem feito vendas diretas a grandes clínicas de vacinação, como a CEDIPI, o Delboni, Einstein, Fleury...
Assim que eu souber da chegada da trivalente ou qualquer novidade, eu posto aqui no blog.
E hoje (22/5) está no jornal que a partir de segunda-feira poderemos vacinar crianças de 2 à 5 anos nos Postos de Saúde (H1N1 - Monovalente)... já é uma garantia pra esta faixa etária.
ResponderExcluirCEDIPI teve a vacina trivalente disponivel na sexta e no sabado (21 e 22) - 5.000 doses, mas parece que a fila era IMEEEENSA. Nao consegui ir la. Abs, Anette
ResponderExcluir