
Uma ONG anti-homeopatia que promove um evento, chamado 10:23 - que acontece em 10 países e 23 cidades, às 10h23 da manhã, este ano no dia 5 de fevereiro. Os participantes tomam, em local público, overdoses de remédios homeopáticos para comprovar que se trata só de água com açúcar. São medicamentos homeopáticos "de verdade", que eles abusam e se lambuzam.
A intenção não é só criticar uma forma de terapia alternativa: a ONG quer que o governo (inglês, no caso) pare de torrar 10 milhões de reais anuais em tratamentos que, de acordo com pesquisas científicas publicadas por universidades renomadas e em revistas médicas sérias, não funcionam mais do que placebo.
No Brasil, em 2010, o investimento federal para custear consultas e medicamentos homeopáticos no Sistema Único de Saúde (SUS) foi de R$ 3 milhões, fora os gastos de estados e municípios.
Ninguém quer que se proibam estas práticas. Alega-se, sim, que cada indivíduo pode gastar seu dinheiro com o que se queira (homeopatia, cromoterapia, moxabustão, aromaterapia, iridologia, magnetoterapia...) mas o governo só pode investir no que é cientificamente comprovado. Seria como os governos investirem o "nosso" dinheiro em astrologia (e não astronomia), em numerologia (e não matemática), em alquimia (e não química), por exemplo.O que você acha?
Se quiser se aprofundar, dê uma passeada no site da 10:23 ou no site da Merseyside Skeptics Society, a sociedade médica inglesa que apoia a iniciativa. Vale a pena...
Em São Paulo, a lambança será neste sábado, dia 5 de fevereiro, na Praça Benedito Calixto.
Comentários
Postar um comentário
Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado