segunda-feira, 4 de abril de 2011

Doença Celíaca - Postado por Jairo Len

Não é minha intenção fazer do blog um "ABC" da saúde, mas acho que algumas doenças são bem interessantes de serem conhecidas pelas pessoas...
Uma delas é a "Dença Celíaca", uma intolerância alimentar aos alimentos que contém glúten: trigo, cevada, centeio, aveia e malte.
A doença é hereditária e acomete 1% da população, três a cinco vezes mais em mulheres, como toda doença auto-imune.
O diagnóstico é feito a partir do segundo semestre de vida...até a idade adulta. Muitas vezes o quadro clínico é bem leve, passando de forma despercebida.
Quando tem sintomas, são aqueles gastro-intestinais típicos:
- Diarréia recorrente
- Flatulência e cólicas intestinais crônicas,
- Inchaço abdominal, vômitos
- Baixo ganho de peso, falta de apetite, atraso da puberdade,
- Anemia por falta de ferro
- Outros sintomas extra-intestinais, mais raros (artrite, dermatite)

O diagnóstico se faz através de exames de sangue específicos para esta doença e o tratamento é a retirada do glúten da alimentação. O mais difícil é a retirada do trigo, presente em pães, massas, biscoitos, macarrão, entre outros.
Você já deve ter visto em embalagens e rótulos: "este alimento contém glúten" ou o contrário. A lei que obriga esta informação foi uma conquista das associações de celíacos, como a ACELBRA, para facilitar a vida dos portadores desta doença.

Até que houve boa vontade do pessoal da padaria, mas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.