Odor axilar e desodorantes para crianças - Postado por Jairo Len

Queixa relativamente frequente, o odor axilar em crianças de 6, 7 ou 8 anos de idade é, na maioria das vezes o início da produção de alguns hormônios de forma fisiológica (normal).
Mães e pais se preocupam por achar que se trata de puberdade precoce. Mas não é. A puberdade precoce tem outros sintomas iniciais, como aparecimento de mamas (em meninas) e aumento do pênis e testículos (nos meninos). Na puberdade precoce os pelos e odores vão acontecer, mas de forma posterior.
De qualquer forma, a avaliação clínica pediátrica e a eventual realização de exames diferenciam facilmente puberdade precoce do simples início do odor axilar.
Ester odor axilar é mais comum nas meninas.
A grande preocupação dos pais, além de afastar possibilidade de doença é, claro, lidar com os inconvenientes do odor. É simples: usar desodorante e higienizar bem as axilas na horas dos banhos.

Sempre recomendo isso, e relembro aos pais que não é qualquer desodorante que pode ser usado.
A ANVISA está fazendo consulta pública para liberar determinados desodorantes a partir dos 8 anos de idade. O problema pode começar antes dos 8 anos...
De qualquer forma, os desodorantes que recomendo devem ser em roll-on ou em pasta, sem cheiro e sem álcool. Podem ser usados diariamente, de forma tão natural como se usa um hidratante ou um filtro solar.

Por curiosidade, a última legislação cosmética infantil data de 2001. "Crianças", para a ANVISA, tem até 12 anos. Para elas não havia liberação de desodorantes.
Pasta de dente, perfume, sabonete, condicionador e shampoo, liberados em qualquer idade.
Esmalte, a partir dos 5 anos, removível com água e sabão.
Batom, brilho labial e blush/rouge, a partir dos 3 anos (aplicados por um adulto) e a partir dos 5 anos (com supervisão de um adulto). A nova lei inclui, neste grupo, a sombra.

Os critérios da ANVISA são farmacológicos.

Cabe a nós, pais, ter um mínimo de noção para não fazer de suas filhas uma "Barbie Face" ou bonecas para maquiar similares...


Comentários

  1. Amei este post!! Como é comum vermos meninas de 2/3 aninhos pintando a unha em salão! Ótimo post nem imaginava esse limite de idade para cosméticos

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito desta informação, pois minha filha de 6 anos apresentou mau cheiro nas axilas e fiquei muito preocupada, mas agora estou informada, valeu!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também a minha filha de 6 anos acabou de ter.. fiquei bastante preocupada... o que vc fez para tirar o odor?! foi esporádico ou tem sempre?! estou muito aflita! obrigadaa

      Excluir
    2. Leite de magnésia é excelente ...é só passar um pouquinho e pronto , funciona até para,adultos....

      Excluir
  3. gostei muito desta informação pois estava muito preocupada quando a minha filha de 6 anos apresentou mau cheiro nas axilas e deu uma esclarecida, valeu!!

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro Bob Esponja,tenho 28 anos...gosto é gosto!Tanta coisa influenciando a garotada negativamente,como sexualidade precoce,consumismo,meninas de 3,4 anos de esmalte e maquiagem...e estão preocupados com um desenho???Aff

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Moema,
      O post sobre Bob Esponja é mais uma informação, que sempre julgo importante para as pessoas plugadas e interessadas no que se passa no mundo. Ninguém está preocupado com "um desenho", mas sim com tudo que possa influenciar o mundo infantil, desde assunto extremamente importantes e urgentes como assuntos menos urgentes, mas que possam se fazer importantes para determinados grupos.

      Excluir
  5. Estou preocupada em usar um antitranspirante em minha filha, uma vez que não encontro desodorante para comprar. Gostaria de saber se há algum problema.

    ResponderExcluir
  6. Não estou encontrando desodorante para comprar. Gostaria de saber se há algum problema em usar um antitranspirante em minha filha de 9 anos.

    ResponderExcluir
  7. Oi eu preciso de sua ajuda, tenho uma filha que desde 5 anos ela tem o odor na axila muito forte, quando começou eu cheguei a passar talco de bumbum de nenê, não sei o que fazer, acho os desodorante para a idade dela muito forte sendo que hoje ela está com 6 anos. Por favor preciso de uma orientação. Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é necessária uma avaliação endócrino-pediátrica da sua filha. Não havendo qualquer sinal de alterações hormonais pode-se adequar o desodorante e demais condutas que se fizerem necessárias.

      Excluir
    2. A minha também tem 5 anos, estou lavando com sabonete bactericida e usado spray anti - séptico na axila, já melhorou, comecei a poucos dias, orientação de um dermatologista.

      Excluir
  8. Agradeço a esse post pq minha de 8 anos começou com mau cheiro nas axilas e aqui encontrei q é normal,ela esta usando anti transpirante teen normal e melhorou.Estava procurando algo sobre o assunto e aqui foi bem esclarecedor.Obrigada!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Difícil achar desodorante infantil. Sem cheiro, mais ainda. Minha filha de 9 anos estava usando um da linha teen do Boticário, mas depois de uns meses, começou a dar coceira. Ela pode usar os de adulto da Clinique ou Vichy? Tem alguma marca mais indicada para essa idade? Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Minha filha de 9 anos estava usando o desodorante da linha teen do Boticário mas, depois de alguns meses, começou a sentir coceira. Ela pode usar os de adulto da Clinique ou Vichy? É difícil achar desodorante infantil sem cheiro. Alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana
      Não há no mercado de varejo, em farmácias, desodorantes infantis..aliás, se houvesse, não seriam muito bons, como todos os produtos "infantis" cosméticos. Pode usar qualquer um hipoalergênico de boas marcas, como os que você citou.

      Excluir
  11. Ufa, também estava preocupada. Sempre peço pra minha filhota lavar bem as axilas, agora vou comprar o desodorante teen, estava receosa em usar. Obrigada!

    ResponderExcluir
  12. Olá! Alguma recomendação de marca? Qual melhor desodorante para crianças?

    ResponderExcluir
  13. Olá, minha filha de 3 anos tem um cheiro forte nas axilas, comprei um desodorante para adolescente (da Mônica crescidinha) queria saber se pode ter algum problema se ela usar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monique
      Acho que ela deve ser avaliada clinicamente pelo pediatra que a acompanha. Não é normal ter odor axilar nesta faixa etária.

      Excluir
  14. Olá, gostaria de saber se minha filha de 3 anos pode usar desodorante? Ela tem um cheiro forte nas axilas e eu comprei um desodorante juvenil (da Mônica adolescente) mas não sei se posso usar tranquilamente até porque ela tem rim único e não se pode acontecer alguma coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monique
      Acho que ela deve ser avaliada clinicamente pelo pediatra que a acompanha. Não é normal ter odor axilar nesta faixa etária.

      Excluir
  15. Agradeco muito o post. Pesquisei na net e encontrei justo aqui. Minha filha eh paciente do Dr. Claudio Len, esta com 7 anos e comecou a apresentar odor nas axilas.

    ResponderExcluir
  16. Minha filha tem apenas dois anos e já tem odor nas axilas a algum tempo. Devo me preocupar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jessica,
      Acho que ela deve ser avaliada clinicamente pelo pediatra que a acompanha. Não é normal ter odor axilar nesta faixa etária.

      Excluir
  17. Minha filha tem apenas dois anos e já tem um cheiro muito forte nas axilas. Devo me preocupar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jessica,
      Acho que ela deve ser avaliada clinicamente pelo pediatra que a acompanha. Não é normal ter odor axilar nesta faixa etária.

      Excluir
  18. Minha filha tem apenas dois anos e já tem odor nas axilas a algum tempo. Devo me preocupar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jessica,
      Acho que ela deve ser avaliada clinicamente pelo pediatra que a acompanha. Não é normal ter odor axilar nesta faixa etária.

      Excluir
  19. Oi minha filha tem 8 anos ela usar o da GIOVANNA BABY é ótimo.

    ResponderExcluir
  20. Obrigada pelos esclarecimentos! Foram de grande valia!!! Parabéns pela iniciativa do post.

    ResponderExcluir
  21. Obrigada pelo blog. ando aflita com cheiro nas axilas dos meus meninos de 11 e 9 anos. vivo em Mocambique , posso usar rollon da nívea ou qualquer q tem 0% alcool?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer desodorante sem álcool e preferencialmente sem cheiro pode ser utilizado nesta faixa etária.

      Excluir
  22. ola minha filha tem cinco anos e as vezes tem odor muito forte nas axilas ela pode ta usando antitranspirante sem alcool e perfume.Pois nao pode muito com cheiro de perfume e alergica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conforme escrito no post, "de qualquer forma, os desodorantes que recomendo devem ser em roll-on ou em pasta, sem cheiro e sem álcool. Podem ser usados diariamente, de forma tão natural como se usa um hidratante ou um filtro solar".
      Sugiro avaliação pediátrica.

      Excluir
  23. Minha filha tem 2 anos e 8 meses e tbem já tem um cheirinho estranho nas axilas qd pula muito. O q pode ser já q não é normal nesta idade? É grave? Fiquei preocupada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo que você procure um(a) ENDOCRINOPEDIATRA para fazer esta avaliação.

      Excluir
  24. Soy de Uruguay y me dijeron que anti-transpirante no se puede usar porque tapa los poros! y no he encontrado un desodorante sin alcohol y sin perfume! favor podrías decirme de alguno muy suave que le pueda colocar? no importa si es brasilero porque vivo en frontera,
    Gracias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há problema no uso de anti-perspirantes e anti-transpirantes.
      Há inúmeras marcas de desodorantes sem álcool, sem perfumes e suaves nas farmácias do Brasil.

      Excluir
  25. Qual desodorante rollon eu compro pro meu filho de 9 anos??

    ResponderExcluir
  26. Dr. Meu filho tem 06 anos e transpira demais e o odor nas axilas é muito forte, parece de um adulto. O ano passado apresentou esse desconforto, levei ao médico, me pediu que observa se principalmente o órgão genital, se surgiria pelos, observei e nada de diferente, só o suor e mau cheiro, ele usa sabonete antibacteriano e comprei um desodorante sem cheiro e sem álcool, após pesquisas, porém o mau cheiro persiste. Será que pode ser excessos hormonais. Eu entrei na puberdade aos 8 anos de idade, atualmente estou com 36, isso pode ser genética também ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monica
      Acho que vale a pena uma avaliação pediátrica ou endocrinopediátrica para checar se é quadro normal ou se há produção precoce de hormônios.

      Excluir

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado