Qual o leite ideal? - Postado por Jairo Len


O meu post sobre a "confusão dos leites" teve um grande número de perguntas sobre qual seria o leite ideal nos primeiros anos de vida.
Na ausência de aleitamento materno ou no momento da sua interrupção é necessário que se use algum leite que traga inúmeros benefícios nutricionais, principalmente nos primeiros 2 anos de vida. Primeiros 1.000 dias (gravidez, primeiro e segundo ano de vida) É nesse período, os primeiros 1.000 dias de vida, em que é formado 85% do cérebro do bebê, além de quase todas as células definitivas do nosso organismo. O alimento dado à criança nesta fase deve ser adequado, balanceado e muito rico em nutrientes essenciais.
Até 12 meses, na hora em que for necessário substituir o leite materno, deve-se usar fórmula láctea, ou seja, leites como os NAN , Aptamil e Enfamil. Atualmente a Nestlé lançou o Ninho Nutrigold, uma fórmula láctea com a marca Ninho, que pode ser usada abaixo de 1 ano de idade.
Não se usa leites integrais ou compostos lácteos (ex.: Ninho 1+) nesta faixa etária.
Entre 1 e 2 anos de idade, acho que o ideal é continuar usando fórmulas lácteas.
São bem mais nutritivas e balanceadas que os compostos lácteos e incomparáveis aos leites integrais.

Atualmente temos  o Aptamil Premium 3 e NAN 3 Comfor. Todas as fórmulas, como o Enfamil Premium 2 também são boas para o segundo ano de vida.
Caso haja pouca aceitação, os compostos lácteos também podem ser indicados: Neslac Comfor, Enfagrow, Milnuti ou Ninho Fases 1+.

Leites como o Ninho Instantâneo, Ninho Integral e demais leites integrais não são alimentos ideais na faixa etária até 2 anos - mas podem ser usados se não houver aceitação das fórmulas e compostos lácteos. Idem se não houver possibilidade econômica, porque estes são mais caros... 
A partir dos 2 anos de idade, pode-se utilizar os compostos lácteos (ideal) ou mesmo os leites "normais", integrais ou semi-desnatados (sob indicação pediátrica).
Resumo: Na falta de leite materno...
Até 1 ano: fórmulas lácteas
Entre 1 e 2 anos: fórmulas lácteas (1ª opção) ou compostos lácteos
A partir dos 2 anos: compostos lácteos ou leites integrais

Todas as indicações de uso de fórmulas, compostos ou leites devem ser orientadas pelo pediatra ou nutricionista. Crianças com qualquer tipo de intolerância alimentar tem conduta alimentar individualizada.

Comentários

  1. Oi Dr!
    Amei este post, como sempre!
    Sou nutricionista mas não consegui amamentar, fiquei neurótica na época (que coisa essa coisa com amamentação!!) e depois de estudar muito com meu pediatra optei pelo seguinte:
    - primeiro fórmula hidrolisada, o que ajudou muito e meu filho não teve nenhuma cólica. Usei o Nan HA que saiu do mercado a pouco, quase não acreditei quando a Nestle tirou ele de venda!
    - quando estava com quase 6 meses, percebi que meu filho tinha mesmo mais fome, como se o fato de a formula hidrolisada passar por uma digestão mais rápida e isso gerasse a fome, então passei para o Nestogeno 2 e estou nele até hoje. Antes de dormir ofereço o Ninho 1+ agora. Ele está com 1 ano e 4 meses.
    O que o sr acha de começar com a fórmula hidrolisada? Eu estou grávida e vou oferece uma fórmula HA para este meu próximo filho (Se não amamentar) já que tive uma ótima experiência com ela!

    ResponderExcluir
  2. Prezada Carol
    Recomendo que para o próximo filho, no impedimento de aleitamento materno exclusivo, você use realmente alguma fórmula hipoaltergênica. Atualmente o APTAMIL HA está disponivel nas farmácias e você acha facilmante.

    ResponderExcluir
  3. Doutor.

    Tenho uma bebê prematura, que nasceu com 30 semanas e atualmente está com 14 meses.
    Apresentou leve refluxo, com três meses de idade cronológica e foi indicado o aptamil AR, que ela adora e se adaptou muito bem.
    A bebê não tem mais refluxo.
    Ocorre que a pediatra, informou que agora o aptamil AR não supre mais as necessidades dela.. (Já come papas, frutas, sucos).
    Ela adptou-se bem ao milnutre, mas, realmente é conveniente tão cedo passar para um composto lacteo?
    Agradeço antecipadamente sua opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em geral as fórmulas lácteas são bastante completas para crianças até os dois anos de idade. O Milnutri tambám é uma ótima opção, em matéria de composto lácteo. Como as condutas devem ser individualizadas, sugiro que converse com a pediatra novamente.

      Excluir
  4. Meu filho tem 1 ano e 7 meses e está tomando o Milnutri

    ResponderExcluir
  5. Qual é o mais completo, aptamil ou nan com for 3? O aptamil tem ara e DHA?
    Qual tem menor quantidade de açúcar?
    Obrigada e no aguardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tanto o NAN 3 Comfor como o Aptamil 3 são excelentes fórmulas lácteas, completas, com todos os componentes nutricionais semelhantes. Ambos contém DHA e ARA e não comtém açúcar.

      Excluir
    2. acho que há um engano na afirmação do dr. ou as informações são antigas, as latas do Aptamil 2 POSSUEM DHA e ARA, no Aptamil 3 sai o ARA contem apenas DHA, pode ser visto facilmente essa informação na parte da frente mesmo da embalagem... um bebe com mais de um ano pode continuar usando a fórmula número 2 que contem ARA? (desculpe a falta dos acentos, digito no celular)

      Excluir
    3. Os LC Pufas = DHA (da família ômega 3) e ARA (da família ômega 6) existem em inúmeros alimentos, e nas quantidades em que figura nas fórmulas lácteas de primeiro ano de vida não tem quaisquer efeitos deletérios nos anos seguintes.
      É importante ressaltar que muitas informações de posts antigos, como este (que está há 1 ano no blog) podem ter sido atualizadas no comércio, como é o caso do Ninho Fases 5+, que foi interrompido, mas consta ainda das minhas postagens.

      Excluir
  6. Bom dia Dr Jairo.
    Meu filho acabou de completar 1 aninho. Até 6 meses tomou o Enfamil 1 e depois passou para o 2.
    Agora precisa mudar ? Por favor, qual o melhor indicado para essa fase ? Enfagrow ou Aptamil 3 ? Alguma outra sugestão ? Me indicaram o Enfagrow, comecei a dar, mas achei muito diferente do Enfamil 2 e as fezes ficaram mais moles e com cheiro bem diferente. Essa é a melhor opção mesmo ?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou manter o Enfamil 2 ou o Aptamil 3.
      Não havendo boa aceitação, o Enfagrow é a opção.

      Excluir
  7. Oi Dr., por favor, qual a melhor opção Aptamil 3 ou Enfagrow após 1 ano ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dr: Jairo Len , minha filha está com 1 ano e 6 meses , dou o Nan 2 confor para ela , continuo nesse ou tenho que mudar para o Nan 3 ? Obrigada .

      Excluir
    2. Olá Dr: Jairo Len , Para a minha filha de 1 ano e 6 meses ainda dou o Nan 2 Confor , tenho que mudar para o Nan 3 confor ou posso continuar dando o 2 ? Qual a diferença entre o nan 2 e o 3 , por acaso o 3 tem menos vitaminas , é duvida que sempre tive , alguma coisa diferente ele deve ter né ? Muito Obrigada .

      Excluir
    3. Adriely
      O NAN 2 Comfor e o NAN 3 Comfor são muito semelhantes, a questão é muito mais de "marketing" do que em relação à formulação. Pode manter o NAN 2, sem qualquer prejuízo (e vice-versa)

      Excluir
  8. Oi dr minha filha tem 8 meses e está bem abaixo da média de peso... ela toma aptamil 2 e a pediatra mandou eu dar milnutri.. o q vc Acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Isabel,
      Nõ é possivel fazer qualquer avaliação sem o completo histórico de desenvolvimento de peso e comprimento, bem como inúmeros outros detalhes pediátricos.

      Excluir
  9. Qual o melhor leite dr. Jairo. Enfamil premuim Nan Pro ou Aptamil. Dou Nan pro para o meu filho mas esta dando cólicas, gostaria de saber sobre o enfamil se e bom mesmo, ouvi dizer que e um dos melhores. No aguardo abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anna Clara
      Todas as fórmulas lácteas disponíveis são excelentes (NAN, Aptamil, Enfamil, Similac), e o ideal é que seu filho use aquela que traz maior conforto abdominal, o que é extremamente individual.

      Excluir
  10. Dr meu filho mamou exclusivo até os seis meses, agora com 10 meses por acordar muito a noite para mama a ped me aconselhou a dar fórmula tentei aptamil, similac é até ninho fases agora com quase 11 meses ele pegou o enfagrow é um bom leite ou deve trocar por outro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaqueline,
      Converse com a pediatra que recomendou a complementação. O Enfagrow é um ótimo composto lácteo, indicado (pelo proprio fabricante) para crianças maiores de 1 ano de idade.

      Excluir
  11. Olá doutor. Minha filha está com 10 meses, e toma o Aptamil 2. Devo mudar para o Aptamil 3? Qual a diferença entre eles?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ambos tem composição bastante semelhante. Em geral aos 10 meses se muda para o leite que sua filha vai usar até os 2 anos de idade, mas não é algo obrigatório.

      Excluir
  12. Ola DR . Jairo, o João Pedro tem dois meses e toma LM e nan pro como complemento, ate uns dias atras fazia coco todos os dias 3 vezes ao dia, mas agora passa até 2 dias sem avacuar e chora de cólica, posso trocar para o nan comfor 1? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anna Clara,
      Teoricamente o uso do NAN Comfor deve aumentar o ritmo de evacuação e, sendo este o motivo das cólicas, uma melhora significativa.

      Excluir
  13. Doutor, e verdade que o leite similac1 e o leite que mais se aproxima do leite materno?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patricia
      Todas as fórmulas lácteas seguem uma "receita" básica, exigida pela OMS. Não há uma delas que podemos dizer que é mais próxima do leite materno: algumas tem proteínas na mesma quantidade que o leite materno, outras se assemelham pelo componente de lipídios, outra pela relaçao entre DHA/ARA ou FOS/GOS...
      O importante é que se adapte à criança.

      Excluir
  14. Olá, Doutor.
    Minha filha tem 9 meses e toma Aptamil 2. Perguntei ao pediatra dela se poderia trocar por Milnutri, já que é mais barato. Ele disse que posso. Mas hoje quando fui compra-lo percebi que ele não tem fases como o Aptamil. Gostaria que o Sr. me explicasse se há algum mal, ou alguma perda.
    Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milena
      Abaixo de 1 ano de idade o ideal é o uso da fórmula láctea (Aptamil 2, no seu caso). O Milnutri é um composto lácteo, a meu ver indicado para crianças de 2 anos ou mais. Antes disso, só realmente se não houver boa aceitação de fórmula láctea.

      Excluir
  15. Ola Dr. boa tarde, to passando para agradecer a atenção na minha mensagem, pedi que o dr. Ne indicasse se poderia mudar para o nan comfor 1 pois o nan pro estava dando cólicas e ressecando o João Pedro, troquei e hoje ele faz coco até 3 vezes ai dua e as cólicas sumiram. Obrigada dr. Seu blog tem ajudado muito não só a mim mas muitas outras mães. Parabéns.

    ResponderExcluir
  16. Dr. Jairo e verdade que o NAN Comfor não pode ser dado ao bebe como única fonte de alimentação? O NAN Pro e melhor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anna
      Ambos podem ser usados, assim como quaisquer fórmulas lácteas. Até os 6 meses, como única fonte alimentar, em caso de não haver aleitamento materno.

      Excluir
  17. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  18. Meu filho esta com 3 meses e tomava aptamil 1, agora descobri que tem refluxo e medica mudou para aptamil ar, so que ele nao tem ara e nem dha,tenho que trocar de leite, vai fazer algum mal pra ele...

    ResponderExcluir
  19. Boa Tarde Dr. Jairo, minha filha acabou de completar 1 ano, estou dando Similac 2, pensei em trocar por Aptamil 3 ou Enfagrow, ou devo continuar no Similac 2, qual a melhor opção?

    ResponderExcluir
  20. Boa Tarde Dr. Jairo, minha filha acabou de completar 1 ano, estou dando Similac 2, pensei em trocar por Aptamil 3 ou Enfagrow, ou devo continuar no Similac 2, qual melhor opção?

    ResponderExcluir
  21. DR. Jairo Len o meu filho nasceu de 8 meses, passou 20 dias na incubadora e não teve contato constante com a mãe que não conseguiu fazer que ele receber aleitamento materno, ele até tomou algumas vezes usando o desmamador, porém depois se acostumou com o leite em Pó dado no Hospital e não teve mais forças para sugar bem a mãe dele pois ficava inquieto tentando até desistir e assim o leite da minha esposa foi secando e ele se acostumando mais ainda com leite em Pó lá tenho pra mim que viu sendo usado o APTAMIL Argentino da Danone, porém na sua Alta foi recomendado o Nan 1, e eu comprei logo uma Lata de 800g de Nan Comfor Nestle, começou com 30ml a cada 2h e depois 60ml a cada 2h pela manha e duas a noite de 90ml a cada 3h, porém ele era uma espremedeira só e com fezes moles cheia de gominhos e um cheiro de enxofre, e resolvi devido recomendações de outras mães e pais dar o SIMILAC 1 tampa dourada com Luteína, 60ml a cada 2h, que é só que ele esta aceitando nesses 2 dias de uso, as espremeideiras reduziram porém as fezes continuam moles e mais escuras um pouco frente o amarelo ouro do Nan 1Comfor, sem gomos. O que fazer ? Minha mãe está por demais preocupada porém só consegui consulta para ele somente sexta feira, a temperatura verificada duas vezes ao dia esta sempre normal, mais as fezes moles me assustam. PS. : OBS Foi indicação medica o PROTOVIT PLUS 12 gotas uma vez ao dia diluída no leite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Thallison,
      Todas estas fórmulas lácteas são adequadas do ponto de vista nutricional.
      Acho que só o pediatra que vai avaliar seu filho pode te orientar adequadamente - ou mesmo a equipe de neonatologistas que o acompanhou nestes 20 dias de UTI.
      Infelizmente, à distância, não me sinto capacitado de fazer quaisquer mudanças ou sugerir outras fórmulas lácteas.

      Excluir
  22. Dr jairo gostaria de saber se e normalmeu bebe de 3 meses fazer coco mais molinho, tem um cheiro forte ele toma aptamil ar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aparentemente é normal, mas para responder sua pergunta são necessários detalhes da evolução, ganho de peso e estatura, exame físico, etc.

      Excluir
  23. Dr.meu bebe esta com 1 mes de vida,, vou começar a trabalhar em fevereiro , tenho que começa a da o leite pra ele em janeiro ?? Um mês antes ,, qual é melhor pra idade dele ?? Ele vai esta com 3 meses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paloma,
      Ideal é iniciar a oferta de outro leite UM mês antes, de forma bastante gradual, priorizando o aleitamento materno.

      Excluir
  24. Gostaria de saber qual o leite certo para bebe de três meses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Paloma,
      Converse com o(a) pediatra do bebê. Copio aqui a parte do meu post aonde escrevo sobre isso:
      "Até 1 ano, na hora em que for necessário substituir o leite materno, deve-se usar fórmula láctea, ou seja, leites como os NAN® 1 ou 2, Aptamil® 1 ou 2, Enfamil® 1 ou 2, Similac® 1 ou 2, etc... Não se usa leites integrais ou compostos lácteos (ex.: Ninho 1+) nesta faixa etária."

      Excluir
  25. OLA DOUTOR EU TENHO UMA FILHA ELA TEM CINCO MESES MÊS PASSADO ELA NÃO GANHOU PESO E ESSE MÊS TBM NÃO ELA MAMA BASTANTE NO PEITO ELA COMECOU A MAMA A CADA MEIA HORA EU NÃO AGUENTEI EU COMECEI A DAR NAN 1 ELA FOI NO.PEDIATRA EU ESQUECI DE FALA QUE EU DEU NAN 1 ELA ME PASSOU ENFAMIL E MELHOR EU CONTINUAR NAN EU DOU ESSE DESDE DE JÁ OBRIGADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatiane,
      Converse com o pediatra da sua filha, ele vai te orientar a respeito da fórmula láctea ideal para a sua filha. Ambas são excelentes, havendo indicação.

      Excluir
  26. Dr meu filho está tomando nan comfor 1 e tem evacuado bastante a 1 semana e a cada pum ele faz um pouco de coco. Será que devo trocar de leite? Estou preocupada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Anapaula
      Recomendo que converse com o pediatra do seu filho. Há alguns motivos para mudanças abruptas no ritmo intestinal, que muitas vezes devem ser avaliados.

      Excluir
  27. oi dr . o meu filho, mamou até os 7 meses no peito e depois começou no nan 3 comfor até o momento com 11 meses . e quando ele fazer 1 aninho o que o senhor me sugere de melhor pra ele .. ouvi dizer deste neslac lançamento da Nestlé que dizem ser a continuação do Nan comfor 3 . por favor me indique o melhor pra 1 ano pra frente e obrigado e parabéns pelo seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcus
      Acho que o ideal é manter o NAN 3 até os 2 anos de idade.

      O Neslac Comfor é um composto lácteo indicado também para crianças acima de 1 ano de idade, mas a meu ver a fórmula láctea (NAN 3 Comfor) traz mais benefícios entre 1 e 2 anos de idade, desde que seu filho mantenha boa aceitação.

      Excluir
  28. OLÁ DR. GOSTARIA DE SABER A DIFERENÇA ENTRE O APTAMIL 1 COM DHA E ARA E PREBIÓTICOS E O APTAMIL 1 PREMIUM COM PREBIÓTICOS GOS/FOS DHA E ARA NUCLEOTÍDEOS? A PEDIATRA DA MINHA FILHA RECOMENDOU O USO DO APTAMIL 1 E ESTAVA FAZENDO O USO DO PRIMEIRO, MAS NÃO ENCONTRO MAIS ESSA FÓRMULA, APENAS O PREMIUM. NOTEI QUE COM A MUDANÇA DO LEITE ELA ESTÁ COM MAIS CÓLICA E O INTESTINO MAIS PREGUIÇOSO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elisangela
      A Danone mudou as suas fórmulas de Aptamil, que agora se chamam Aptamil Premium. Houve também pequenas alterações na formulação.
      Portanto, não haverá mais o Aptamil que você comprava antes.
      Converse com a pediatra da sua filha sobre qual a melhor opção.

      Excluir
  29. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  30. Dr.meu filho tem 1ano e 4 meses e toma nestogeno 2 a dr. Disse que podia mudar para o nestogeno 3 ou endagrow ou neslac. Qual o senhor recomenda e qual é melhor para o intestino ja que meu filho tem intestino preso? sera que é pq eu ainda dou nestogeno 2?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flavia,
      Não existe Nestogeno 3. Dentro destas opções, salvo orientação diferente da pediatra que acompanha sua filha, minha opção seria o NESLAC COMFOR.

      Excluir
  31. Boa noite Dr Jairo
    Meu bebe tem 8 meses, 10 kg!! LM exclusivo até os 6 meses e há um mês introduzi a papa!! Quero começar o desmame!! O Dr acha Q devo usar o aptamil active ou já entro com milnutri?!
    Obrigada desde já pela atenção !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre devemos usar fórmulas lácteas abaixo de 1 ano de idade - portanto o Milnutri (ou Neslac, Enfagrow ou Ninho fases) NÃO SÃO opções ideais.

      Excluir
  32. Ola Dr. gostaria de ter conhecido este post antes!!! E desde já agradaeço sua contribuição aqui!!! Bom, meu filho tem 3 anos e sempre tomou ninho, lí acima q depois de 3 anos pode incluir o integral, mais minha dúvida é a seguinte, é realmete o mais completo? sei q foi o q eu incorporei na alimentação do meu filho até aqui, mas se ainda der tempo de melhorar gostaria de uma indicação do melhor leite e mais indicado nesta idade, desde ja agradeço mt por este espaço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda que os leites integrais sejam liberados nesta faixa etária, o uso de um composto lácteo, a meu ver, é mais vantajoso. Neste caso, que você já usa o Ninho fases, recomendo o Ninho 3+. Opções excelentes também são o Neslac e o Milnutri.

      Excluir
  33. Dr. meu nome e Grazielle tenho um bebe de 3 meses e 17 dias e ele toma nestogeno 1 desde os primeiros dias e sempre ele encolhe de dor pra soltar pum e.fazer toto me falaram que o bebe se adapta depois de um tempo com o leite mais o que acha eu continou ou troco de fórmula ah e eu dou sempre flagass pra alivia os gases mas mesmo assim ele sofre e ele faz toto em cada dois dias e normal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grazielle
      Converse com o(a) pediatra que acompanha sua filha sobre uma eventual troca de fórmula láctea, possibilitando um maior conforto gastrointestinal.

      Excluir
  34. Dr. Quanto tempo leva para o bebe se adaptar com o leite artificial e em quanto tempo o bebe evacua

    ResponderExcluir
  35. Dr. Meu BB tem 22 dias. E tenho dado o Aptamil pepri pois ele teve um quadro de sangue nas fezes anteriormente..e estava tomando o Aptamil premium... Hj ele tem tomado 90 ml...como saberei a hora de aumentar a dosagem? O Aptamil pepti é diferente em que do Aptamil premium?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata
      O Aptamil Pepti é uma fórmula hipoalergênica. O Aptamil Premium 1 é a fórmula de partida da Danone.
      O aumento de volume de cada mamada depende de inúmeros fatores, incluindo dados de crescimento e peso - impossibilitando a minha orientação por aqui.

      Excluir
  36. Ola dr minha bebe vai fazer 2 meses mamou no peito 25 dias com complementacao de nan comfor 1...como o nan ressecou muito ela mudei p nestogeno 1 o correto segundo o q esta na lata seria ela mamar 120 ml ela mamava 90ml e agora ta mamando so 60 ml isso e normal?ela mamava 60 ml antes qdo mamava no peito ai eu complementava com 60 ml de nan...por favor me ajude so tenho consulta com pediatra dela dia 12 e estou muito preocupada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Valter,
      Só com a avaliação pediátrica, ganho de peso e comprimento, exame físico e outros dados é possível avaliar a questão alimentar da sua filha.

      Excluir
  37. Caro Dr, poderia me tirar 02 duvidas.
    Qual a diferença entre a formula lactea e o composto lacteo. No caso da DANONE o Aptamil 3 e o Milnutri?
    Minha filha tem 1, 5 anos e toma o Aptamil 3, agora vai mudar para o Aptamil 3 Premium. O Sr. saberia dizer se mudou o sabor ou se teve algum relato de alteraçoes na evacuação com esta nova formula? Obrigado, Laura Caruso RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laura
      Fórmulas lácteas e compostos lácteos são bem parecidos, mas as fórmulas lácteas são mais completas e ideais abaixo de um ano de idade, assim como ótimas opções até os dois anos. Em relação aos compostos, por exemplo, fórmulas são mais ricas em ácidos graxos essenciais, como o ARA - não presente em compostos lácteos e fundamental até um ano de idade.
      O Aptamil 3 mudou de nome para Aptamil Premium 3, recebendo pequenas alterações em sua fórmula. Recebi alguns comentários a respeito da aceitação desta nova fórmula, mas não a respeito de evacuação.

      Excluir
  38. Olá dr Minha filha toma o Nan AR porque tinha refluxo e completou agora 1 ano posso dar Nan comfor 3 . Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O NAN 3 Comfor é indicado para crianças acima de 1 ano, mas não é um leite anti-refluxo. Converse com o(a) pediatra da sua filha sobre qual é a melhor opção nesta faixa etária, em caso de refluxo.

      Excluir
  39. Não consegui identificar qual a diferença entre Neslac e Ninho +1,ambos compostos lacteos, certo? Até onde eu tinha entendido, o Ninho +1 e o Milnutri eram equivalentes de marcas diferentes. Então onde entra o Neslac? É só marketing ou há diferença de indicação nele? Desde já agradeço a ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata,
      Milnutri, Neslac Comfor, Enfagrow e Ninho Fases são todos compostos lácteos.
      Os três primeiros são mais completos que o Ninho Fases, tendo em sua composição alguns nutrientes a mais. A meu ver, a maior diferença está no DHA, ácido graxo essencial e muito importante às crianças, que não está presente nos Ninho Fases.

      Excluir
  40. Minha filha tem 3 meses e Ela mala ninho 1+porque a pediatra tirou Ela do peito porque tive varios problema de saúde e ela ñ aceitou os leite para latentes como aptamil,manter conforto,nan pro etc posso dar o neslac confort

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Sirlea
      Abaixo de 1 ano de idade só se deve usar, na falta de leite materno, uma fórmula láctea. Compostos lácteos não são adequados nesta faixa etária, entre outros motivos pelo alto teor proteico e falta de alguns nutrientes fundamentais no primeiro ano de vida.

      Excluir
  41. Olá, minha filha está com 1 ano e 1 mês, gostaria de saber qual melhor opção de leite para ela - NAM Comfort 3 ou Aptamil 3? Qual o mais completo? Atualmente estou dando o NAM Comfort 3. Obrigada!

    ResponderExcluir
  42. Olá, gostaria de saber qual melhor opção de leite para minha filha de 1 ano e 1 mês, NAM Confort 3 ou Aptamil 3? Atualmente estou dando o NAM Confort 3. Obrigada!

    ResponderExcluir
  43. Boa tarde Dr. Meu filho começou tomando NAN HA e ele apresentou refluxo, mudamos então para o aptamil AR. Mas notei que ele não possui DHA e ARA como o NaNan, por esse fator o aptamil seja inferior? Ou posso dar tranquilamente o aptamil sem me preocupar mesmo não tendo essas vitaminas? Não vai influenciar no crescimento dele por não conter os mesmos nutrientes? Obrigada

    ResponderExcluir
  44. Boa noite dr minha filha nasceu de 26 semanas pesando apenas 800 gramas ficou 47 dias na uti quando saiu não pegou o peito e tomou o pre nan depois o aptamil. Hj ela esta com 3 anos e 6 meses e toma o enfagrow sera q o neslac não seria melhor pois ela e muito ressecada me de sua opinião por favor. Enfagrow ou neslac?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há qualquer relação entre a prematuridade e a questão intestinal atual. Se ela está com obstipação intestinal em uso do Enfagrow, sugiro que tente o Neslac Comfor. Não havendo melhora, a opinião de um gastropediatra será importante.

      Excluir
  45. Olá, meu filho está com 1 ano e 1 mês. Toma Enfamil Gentlease desde os 4 meses de idade. O pediatra sugeriu trocar p leite ninho, só que não aceitou nem este e nem o enfagrow. O gosto e o odor são completamente diferente! Tem problema continuar com o Gentlease? Até quando? A composição é muito diferente? É verdade que é mais "fraco" que o ninho ou nan 3 ou enfagrow? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há problemas. Pode manter, pelo menos, até os 2 anos de idade.

      Excluir
    2. Olá Doutor.
      Meu filho tomou Enfamil até os 8 meses, passamos para o aptamil 2, aptamil 3 e agora, com 1 ano e 3 meses está no Aptamil Premium 3. Porém percebemos que o intestino dele soltou um pouco e com isso gostaríamos de experimentar outro leite. Qual seria a melhor opção para o desenvolvimento físico e mental? Obrigada!!!

      Excluir
    3. As melhores opções, a meu ver, são as fórmulas lácteas (Aptamil Premium 3 / NAN 3 Comfor / Enfamil 2), seguidas pelos compostos lácteos (Neslac Comfor / Milnutri / Enfagrow).

      Excluir
  46. Bom dia, minha filha esta com 3 meses 7 dias.
    Mês que vem eu já volto a trabalhar e gostaria de saber qual leite é o melhor pra começar a dar e qual deles não resseca?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo que converse com o(a) pediatra que acompanha sua filha para orientar qual a melhor fórmula láctea a ser usada.

      Excluir
  47. Olha gostaria de sabe se posso dar neslac comfor pro meu filho de 3 meses ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se recomenda o uso de composto lácteo no primeiro ano de vida.

      Excluir
    2. Qual os problemas de dar neslac para bb de 3 meses??

      Excluir
  48. Bom dia!

    Minha filha tem 1 ano e 2 meses, comecei a dar para ela ontem o Leite Neslac Comfort. Esta noite ela estava muito agitada, com cólicas, até que ela conseguiu evacuar e agora está dormindo...
    Será que por ser efeito do leite? Qual leite o Dr. indicaria neste caso?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia
      Recomendo que mantenha este leite de crescimento. Sempre que há mudanças no leite, pode haver alterações transitórias na função intestinal.

      Excluir
  49. Oi meu filho tem 2 anos e é ressecado nao sei mas oq fazer ja dei o nan confor estava dando leite integral de caixinha com ameixa mas parece q nao esta mais fazendo efeito hj comprei o NESLAC COMFOR pq vi o comercial falando q é bom pra flora intestinal .Por favor me ajude to tendo que usar supositorio minalax frequentemente .
    Esse leite realmente é pro intestino ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Neslac Comfor é um leite com boa quantidade de fibras. Inicie, vamos ver se você terá bons resultados.

      Excluir
  50. O que pode ocasionar em um bebe de 2 meses, se ele tomar o Neslac Comfor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O não-uso de fórmulas lácteas até 1 ano de idade pode acarretar déficit de inúmeros nutrientes, assim como excesso de outro. O mais contundente, a meu ver, é o excesso de proteínas que os compostos lácteos tem SE USADOS NESTA FAIXA ETÁRIA.

      Excluir
  51. Boa tarde, Dr. Jairo!
    Primeiro quero te parabenizar pelo blog.
    Meu filho tem 2 anos e 5 meses, ainda dou para ele tomar o Aptamil 3. Até quando posso usar essa fórmula láctea? Qual a melhor opção para idade dele? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode usar o Aptamil até os 5 anos de idade, sem prejuízos para a alimentação do seu filho.
      Mas não há mais necessidade - podendo usar, por exemplo, o Milnutri, o composto lácteo da Danone.

      Excluir
  52. Meu filho têm 1 ano, e até hoje só amamentou em mim. Porém agora preciso colocar ele no berçário por 1/2 período. A pediatra me indicou Milnutre ou Aptamil 3. Qual melhor? Será que ele pode para de querer amamentar em mim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ambos são bastante adequados, ainda que eu prefiro manter com fórmula láctea (neste caso, Aptamil Premium 3) até 2 anos de idade. Trata-se de composição mais completa ainda.
      Não acho que ele vai desistir do peito caso você mantenha amamentação ao seio nos períodos em que estiver com ele.

      Excluir
  53. Minha filha tem 3 anos e toma o ninho fases 3. Ela tem desenvolvimento normal, mas vive doente, principalmente com chiado no pulmão. Qual seria o leite ou composto melhor ou mais completo para ela? Ela fica período integral na escola e talvez por isso fique sempre doentinha.... Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho que trocar o Ninho 3 + vai mudar a frequência de infecções de repetição, em matéria de acharmos algo "mais completo" em termos de alimentação. A avaliação, eventualmente, deve ser mais ampla.

      Excluir
  54. Minha bebe tem 1 ano 1 mes qual o melhor leite aptamil 3, nan2, nan3, nan confort3 ou ninho 1?

    ResponderExcluir
  55. Minha bebe tem 1 ano 1 mes qual o melhor leite aptamil 3, nan2, nan3, nan confort3 ou ninho 1?

    ResponderExcluir
  56. Prezado Dr., boa tarde!

    Minha filha tem 2 anos e 4 meses e sempre teve o intestino preso. Comecei um tratamento com lactulose por alguns dias e, após o período, tento manter uma alimentação equilibrada para que o intestino dele funcione melhor. Assim, gostaria de saber: qual o melhor leite para ela, neste caso? Ouvi falar no neslac comfor. Será que é bom mesmo? Desde já, muito obrigada pela contribuição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para responder a sua pergunta é necessário conhecer o histórico e mais características da sua filha. Converse com o(a) pediatra dela sobre isso.

      Excluir
  57. Dr. li que o leite aptamil active tem proteina parcialmente hidrolisada é baixo teor de lactose, Qq crianca para tomar ou indicácao específica? Qual a diferença do HA?grta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Aptamil Active pode ser usado até 2 anos de idade, sem qualquer problema. Em geral é utilizado em crianças com obstipação intestinal.

      Excluir
  58. Dr. gostaria de saber sobre o aptamil active? Alguma indicação? Li que a proteína é parcialmente hidrolisada e baixo teor de lactose, bebê de 1a e 4 meses pode tomar? Qual a diferença do HA? Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Aptamil Active pode ser usado até 2 anos de idade, sem qualquer problema. Em geral é utilizado em crianças com obstipação intestinal.

      Excluir
  59. No caso de uma criança de 3 anos de baixo peso, seia mais interessante o Milnutre, Similac 3 ou Pediasure, uma vez também que quero que minha filha tome DHA e ARA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel
      O Pediasure não contém DHA e ARA, O Milnutri não contém ARA e não existe, no Brasil, Similac 3...
      Mas de qualquer forma a indicação do tipo de "leite" exato e demais orientações alimentares e de suplementação dependem de inúmeros fatores e investigações em uma criança que tenha baixo peso.

      Excluir
    2. O leite ninho ela não aceitou, diz que tem gosto de banana....

      Excluir
  60. Dr. me tira uma duvida. Minha filha tomou aptamil pept até 1 ano, pois teve alergia no início Qd começou a tomar LÁ. Porém a médica pediu para trocar. Mas li em um de seus comentários que o Milnutri, composto lácteo, tem valor proteico maior do que o aptamil3, fórmula lactea. Não seria mais conveniente ela começar cm o aptamil 3, antes de iniciar o Milnutri, já que ela tomava proteina hidrilisada? To cm medo de ser muito forte o Milnutri. Aguardo resposta
    Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fato dos compostos lácteos (Milnutri) terem o dobro de proteínas que as fórmulas lácteas não os torna mais ou menos alergênicos. Portanto, no quesito "alergia", tanto faz o Milnutri ou Aptamil Premium 3, ambos não-hidrolisados.

      Excluir
  61. Dr, boa tarde!
    minha bebê acaba de completar um ano, estou dando aptamil 2, mas está bastante pesado no meu orçamento. ela ainda mama no peito e come legumes, feijão, ovo, carne, frango, frutas. quase tudo.
    o sr acha que o milnutri seria uma boa opção? ou o nestogeno?
    aptamil é excelente, porém muito caro...

    ResponderExcluir
  62. Ola, minha filha tem 6 meses e 3 semanas e toma NAN AR, mas ja tem pouco mais de um mes q ela não vomita mais e eu queria tentar um leite comum, já que ela não aceita mais mamar no peito. Mas meu esposo acabou comprando o leite Nanlac confor por engano, e sei que é pra bebes acima de um ano, mas o farmacêutico disse que pode dar sim, mas to com medo de dar pra ela. Não tem pediatra no posto de saúde pra me ajudar com essa duvida, somente clinico geral do programa mais médicos. Oq eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone
      O Neslac Comfor é indicado para crianças maiores de um ano, não devendo ser usado antes dessa idade. Antes de um ano de idade você SEMPRE deve usar fórmulas lácteas, como a família NAN, que você já faz uso.

      Excluir
  63. Olá
    minha filha fez um aninho e sempre tomou o enfamil gentlease por causa de colicas.
    Agora a pediatra pediu para trocar ja que o Enfamil gentlease vai ate um aninho.
    Ela me deu duas opções : Neslac ou Enfagrow. Gostaria de saber qual e melhor. (ela tem intestino preso )

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michelle
      Faça o teste com ambos, veja com qual deles sua filha se adapta melhor.

      Excluir
  64. Boa noite Dr Jairo! Meu filho fez uso de Enfamil 1 e 2 até 1 ano. Ao completar 1 ano a Dra indicou Enfagrow mas ele teve muita diarréia e chegou emagrecer. Então ela mudou para Milnutri e a diarréia continuou. Ele fez uso de um remédio para flora intestinal e ficou dois dias sem leite. Após o retorno com Minutri a diarréia voltou. Então resolvi voltar com o Enfamil 2 para ele se recuperar. E tb pq ele sentiu mta falta do leite. Agora comprei Neslac mas estou receosa em dar. Estou com medo também dele ser intolerante ao leite. Acha que devo tentar o Neslac Confort? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michelle
      Acho que o próprio Enfamil Premium 2 é uma excelente opção no segundo ano de vida, desde que seu filho aceite bem e o intestino esteja funcionando normalmente.

      Excluir
    2. Obrigada Dr. Jairo! Ontem e hoje ofereci o Neslac e ele aceitou bem e não apresentou diarréia. Vou observar mais e já que o Enfamil 2 tb é uma boa opção provavelmente continuarei com ele. Achava que não era indicado. Muito obrigada!

      Excluir
  65. O aptamil 3 pode ser utilizado após 3 anos? Ache ele mais completo que o Enfagrow.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser usado. Realmente é mais completo, mas nessa faixa etária os compostos lácteos (como o Enfagrow, Milnutri ou Neslac Comfor) são 100% suficientes.

      Excluir
  66. Boa Tarde Doutor;Minha filha tem Três meses e meio, e toma aptamil AR, porém, ela só mama dormindo, acordada faz um fiasco, então achei que pudesse ser devido ao sabor do leite, então coloquei um pouco de açúcar e insistindo ela mamou tudo. Tem algo que eu possa misturar com o leite? tipo um mucilon ou Sustagen, algo com sabor, que não tire o efeito do aptamil AR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não devemos acrescentar açúcar a quaisquer tipos de fórmula láctea.
      Quanto a misturar algo no leite ou aumentar a aceitação, recomendo que converse com o(a) pediatra que acompanha sua filha para que te dê maiores opções, e isso depende do histórico e da curva de crescimento.

      Excluir
  67. Boa Noite!, Minha filha, está com 2anos e 1mes, ela toma ninho 1+, porém estou querendo mudar para o neslac comfor, esse leite é uma boa opção?

    Obrigado!!

    ResponderExcluir
  68. Boa Noite! Minha filha, está com 2anos e 1mes, e está tomando Ninho1+, eu querendo mudar para o Neslac Comfor, esse leite é uma boa opção?
    Obrigado!!

    ResponderExcluir
  69. Bom dia! Dr minha filha tem um ano e cinco meses ela toma aAptamil continuo dando até quando?? Obrigada

    ResponderExcluir
  70. Dr Jairo, me ajude!!!
    Minha bebê tomava Enfamil gentlease pois sofreu com colicas ate quase quatro meses. Agora ela fez um aninho e a pediatra pediu p trocar pelo Neslac Comfor ou Enfagrow.
    Acontece q minha filha não está aceitando outro leite pois esses são mais doces e ela está acostumada com o gosto mais amargo do enfamil gentlease.
    Ela chora apontando pra mamadeira querendo mamar mas qdo sente que é outro leite não aceita de jeito nenhum.
    Li na Internet que é pra eu ir misturando aos poucos o novo leite no antigo até tirar por completo o antigo. Posso fazer isso? O que o senhor me aconselha?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michelle
      O Enfamil Gentlease pode ser mantido, a meu ver, mesmo acima de 1 ano de idade. É bastante completo.
      Mas para fazer uma transição, caso prefiram (afinal, a questão parece ser só o gosto), você pode realmente fazer a transição bem lenta, trocando medidas aos poucos.

      Excluir
    2. Obrigada Dr. Jairo. Minha intenção realmente é continuar com o gentlease ja q os outros tbm dão gases nela que fica se contorcendo de colicas..
      Meu medo era o gentlease não ser mais suficiente a ela.
      Muito obrigada.

      Excluir
  71. Boa noite Dr Jairo
    Volto a trabalhar daqui um mês, minha bebê tem quatro meses e agora a médica já pediu para começar a introduzir na dieta a papinha de frutas, assim como água, suco e chás. ..
    Minha pediatra também receitou 4 opções de leite para minha filha, mas estou em dúvida por qual começar Aptamil, Nan, Similac ou Enfamil?
    Li nos posts que todos são bons, mas há alguma indicação por qual devo começar?
    Vou tentar tirar meu leite para ela, mas não sei se vou conseguir deixar a quantidade necessária por isso quero começar a acostuma-la com algum desses, pois caso ela tenha fome já estará acostumada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila,
      Realmente todas estas fórmulas são excelentes, a recomendação é bem "individual", depende de casa pediatra, de alguns detalhes da criança, como ritmo intestinal, etc.

      Excluir
  72. Olá, meu filho tem 3 anos e estes dias descobrimos no exame a intolerancia à lactose. O pediatra recomendou pelo telefone o nam soja, mas fiquei na duvida, criança com 3 anos ainda pode tomar nam? Ou seria melhor o leite liquido sem lactose?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Crianças nessa idade podem fazer uso de fórmulas de soja, sem problemas.

      Excluir
  73. dr boa noite! li no the guardian que o aptamil tem altos niveis de aluminio. isso procede? a noticia é de 2013... se procede, faz algum mal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia
      As fórmulas lácteas tem um rigoroso controle de qualidade e todos os micro-nutrientes tem níveis bastante controlados. Posso te garantir que, na literatura médica, esta notícia não apareceu.

      Excluir
  74. Boa noite Dr. Jairo.
    Meu bebê tem 11 meses e alguns dias e até agora só tomou leite materno. De uns dias para cá ele acorda mais vezes a noite para mamar, sinto que o peito não está saciando toda a fome dele. Posso introduzir Neslac ou seria necessário alguma fórmula até completar 1 ano? (que será em pouco menos de 1 mês). E se eu introduzir algum complemento, o bebê ainda terá todos os benefícios do leite materno mesmo não sendo exclusivo e em menos quantidade?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patricia
      Particularmente eu recomendo o uso de fórmulas lácteas até os DOIS anos de idade. Antes de um ano, SEMPRE fórmulas lácteas, mesmo que falte menos de um mês para completar 1 ano.

      Excluir
  75. Bom dia dr. me tira uma duvida. Uma criança se ela for APLV, ela vai reagir ao aptamil active ne, já que a proteína so é PARCIALMENTE hidrilisada? Independente da quantidade de proteína, se não for extensamente hidrolisa ela reagiria? Certo o meu pensamento? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raciocínio correto. Aptamil Active não é o leite indicado caso tenha-se diagnóstico correto de APLV.

      Excluir
  76. Dr. Jairo,

    Minha filha tem 10 meses e sempre tomou o NAN Comfor. Eu sempre soube que a partir do 10º mês ela tomaria o NAN 3. Porém, fui comprar e não tinha justamente o 3 e eu acabei comprando o NESLAC. Ela tomou e está vomitando bastante.
    Essa repercussão deve-se ao fato da troca do leite não ter sido de forma gradativa?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabrielle
      O NESLAC não é indicado nesta faixa etária. Utilize, como foi recomendado, o NAN 3 Comfor.

      Excluir
  77. Bom dia doutor soy fabiany tenho 2 meninos o mais novo tem 1 ano e 3 meses nao come direito come quanse nada ele so quer peito....e ya cm 9 quilos....quería trabalhar ...qual leite dar pra ele....o mais completo o melhor..leite de vaca ele nao gostou nao....obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia
      Converse com o(a) pediatra que acompanha seus filhos para uma recomendação sobre qual a melhor forma de alimentá-los.

      Excluir
  78. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  79. Olá, por favor, meu bebe de 6 meses mama Aptamil 1, gostaria de saber se na próxima compra já posso trocar para Aptamil 2 , percebi que na última semana ele acorda varias vezes na noite para mamar e durante o dia quer mamar a cada 2 hrs, seria por causa que o Aptamil 1 não está sustentando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscilla
      Normalmente se troca a fórmula "1" pela "2" aos seis meses de idade, portanto seria o Aptamil Premium 2.
      Se qualquer forma, ambos sustentam e saciam da mesma forma.
      A meu ver, o que vai diferenciar as noites será a introdução dos alimentos.

      Excluir
  80. Boa noite Dr.
    Hoje conversei com o pediatra do meu filho sobre trocar o leite atual, ele faz 10 meses essa semana e está tomando NAN Supreme 2, porém está muito caro e difícil encontrar em mercados.
    Neste caso ele indicou Enfagrow ou Aptamil 3.. Inclusive me deu uma lata de Enfagrow. Vi nos post anteriores que não é indicado para menores de 1 ano, e também na lata. Agora estou muito confusa se devo dar esse leite agora, ou mudo para o Aptamil 3 até 1 ano e depois avaliou se dou mesmo esse Enfagrow.
    Qual sua opinião?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Aline
      Destas opções, acho o Aptamil Premium 3 o mais indicado e completo, inclusive para uso durante o segundo ano de vida (entre 1 e 2 anos).

      Excluir
  81. Bom dia Doutor.

    Desde que minha filha fez um ano administro Ninho+1 a ela. Hoje com 1 ano e 9 meses teve uma forte diarreia que não sarava com nada, ate q o pediatra trocou o leite para o Similac Sensitive, o que ajudou muito, não so na diarreia, mas também no humor, e no sono. Minha bebe sempre teve problemas com sono, agitada, choro aparentemente sem motivo, muitas noites em claro, diria que umas 25 por mes, médicos e mais médicos, troca de leite, calmantes, sucos, chás, banhos, benzimentos.. Rs uma mãe cansada de não dormir e sem achar soluções, acabei aceitando o fato de isso ser do metabolismo dela 😕, como mais de um médico me disse.
    Mas o Similac mudou tudo isso nessa 1 semana de uso. Gostaria de saber a diferença dos dois.
    Agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joyce,
      O Similac Sensitive é uma fórmula láctea com proteínas hidrolisadas e baixo teor de lactose (fórmula hipoalergênica). O Ninho é um composto lácteo, proteínas integras e 100% lactose.
      Pelo que você me conta, me parece que sua filha tem algum grau de alergia a proteína do leite de vaca. Mantenha o Similac Sensitive, se essa for a orientação do pediatra.

      Excluir
    2. Existe grau de alergia a proteina do leite??

      Excluir
    3. Não há uma escala, mas algumas crianças respondem "pior" à proteína de leite de vaca que outras.

      Excluir
  82. Olá Dr. Meu filho está com 25 dias e toma nan conforme 1 como complemento. Há uns dois dias ele parece estar com um desconforto abdominal e muitos gases. Estou pensando trocar para o aptamil, será q é recomendado? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há como responder essa pergunta... Só o(a) pediatra que acompanha o seu filho, através de inúmeros fatores, pode orientar a troca de fórmulas lácteas

      Excluir
  83. Meu filho está com oito meses e já introduzi as papas de sal e doce na sua dieta. Só que ele está chorando de dor na hora da evacuação. Ele come mamão todos os dias, suco de laranja e nas papas salgadas sempre coloco alimentos que solta o intestino. Mais não está adiantando. Tem algum remédio além do supositório de glicerina que eu posso utilizar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem inúmeras medidas alimentares e medicamentosas (fibras, sacarídeos) que podem ser usadas, mas esta orientação só pode ser dada pelo(a) pediatra que acompanha eu filho.

      Excluir
  84. Boa tarde dr. MInha filha foi diagnóstica cm APLV ainda bebê, tomou aptamil pept, qd completou 1 ano a gastro liberou aptamil 3 ou Milnutri, tem 5 meses que ela es tomando e não teve reação, porém por 2x ela ficou doente com tosse catarro e até tomou antibiotico, a gastro garantiu que não tem relação cm a alergia, pelo histórico dela, mas as x fico cm dúvida pq tem criança que comprete a parte respiratória. Queria saber se a reação para parte respiratória é imediata, ao ingerir o leite ou com o tempo, já que ela ficou assim bem depois! Como funciona? Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há um padrão exato de alergia respiratória decorrente de APLV, pode ocorrer de imediato, assim como ser um processo crônico.

      Excluir
  85. Boa noite Dr. Meu filho tem 1a6m, gostaria de saber qual a melhor fórmula infantil: Milnutri, Neslac comfor, Nan confort 3 ??
    Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Destes, a única fórmula infantil é o NAN 3 Comfor. Milnutri e Neslac Comfor são compostos lácteos.

      Excluir
  86. Olá Dr. Minha filha têm 11 meses e toma Nan confor 3 e o fabricante recomenda 4-3 mamadeira por dia, após ela completar 1 ano eu continuo seguindo essa mesma recomendação do fabricante??Há tempos tenho essa dúvida? Desde já muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho ideal que converse com o(a) pediatra que a acompanha, pois a resposta depende de alguns fatores, como alimentação, peso, comprimento, sono, etc...

      Excluir
  87. Boa noite dr, preciso urgente de um help, meu filho nasceu de 32 semanas, ficou 19 dias na UTI neo, e ao sair de lá foi prescrito qqr formula Nan de 0 a 6 meses, ocorre que por ser prematuro, tomou pré nan por um tempinho, já tomou nan pró, nan confor e esta semana comprei nan Supreme... Ele tem o intestino super preso, só consegue evacuar com uso de supositório, isso me preocupa pois sinto q ele fica irritado, chatinho.. Precisava saber se existe alguma formula q ajude na evacuação e na diminuição das cólicas, hoje ele tem 3 meses.. Fico no aguardo obrigada desde ja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Sem dúvida há alguma fórmula láctea que seja mais adequada para seu filho. Mas não posso orientá-la através deste blog.
      Converse com o pediatra que acompanha seu filho sobre as opções disponíveis.

      De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento.

      Excluir
  88. Boa tarde Dr, meu filho tem 2 meses e 20 dias, estou dando nestogênio de 0 a 6 mais esta dando muita cólica nele, toda vez q ele toma ele fica s expremendo e gemendo msm dormindo, qual leite e indicado nessa fase? Já tentei o aptamil mais ressecou ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde
      Acho ideal que o(a) pediatra que acompanha seu filho recomende a fórmula ideal para uso nesta faixa etária.

      Excluir
  89. Boa tarde Dr, meu filho tem 2 meses e 20 dias, estou dando nestogênio de 0 a 6 mais esta dando muita cólica nele, toda vez q ele toma ele fica s expremendo e gemendo msm dormindo, qual leite e indicado nessa fase? Já tentei o aptamil mais ressecou ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde
      Acho ideal que o(a) pediatra que acompanha seu filho recomende a fórmula ideal para uso nesta faixa etária.

      Excluir
  90. Doutor, tenho duas perguntas: O bebê precisa evacuar todos os dias?
    E o estímulo do ânus do bebê com o cotonete para evacuar realmente funciona?

    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é necessário que o bebê evacue todos os dias, mas isso depende do tipo de leite que mama e também se há algum sofrimento por não evacuar diariamente.
      Quanto ao estímulo, há métodos mais apropriados que o cotonete.

      Excluir
  91. O nestogeno é uma boa fórmula para bebês?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Nestogeno é uma boa fórmula, porém há formulas melhores e mais completas do ponto de vista nutricional.

      Excluir
  92. Boa noite a todos! Nem sei o que pensar. Meu bebe fez um ano, lendo aqui, decidi dar aptamil3 realmente é excelente ,,, mas... Meu bebê esta ficando com intestino muito solto, evacoando 5x p dia! Hoje ttivemos consulta com a pediatra dele, ao expor esse problema, perguntei a ela qual f ormula com dha e ara que eu poderia usar, ele me disse simplesmente um eu nao sei! Que decepção.nao sei o que dar pra ele,mesmo ele fazendo esse monte de cocô,está saudável e ganhado peso, e nao tem colicas alguma. O que faço,alguém aqui pode me indicar algo com dha e ara que nao solte tanto o intestino para mais de 1ano??? Antes de começar o aptamil ,ele evacoava apenas 2xp dia e meio durinho. Grata

    ResponderExcluir
  93. Dr., meu filho tem 1m1s. Não tive leite materno por conta de redução mamária. Desde a maternidade ele usa leite artificial. Com a alta começamos a a dar Aptamil premium 1. A primeira semana foi super tranquilo, mas depois ele começou a se contorcer, espremer, ficar vermelho. Algumas vezes faz tanta força que solta pum. As fezes tem coloração e textura normais. Acredito que seja gases.
    Tem uma semana que começou a gofar bastante, bastante. 3 vezes desta, não estava deitado inclinado (travesseiro anti refluxo) e saiu pelo nariz.
    Estou pensando em trocar o leite e só consegui pediatra para daqui a 20 dias. Me indica algum para troca?
    Obrigada,
    Bernadete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bernadete
      Acredito que seja necessária a troca de fórmula láctea, mas esta orientação realmente só pode ser dada pelo(a) pediatra que acompanha seu filho, após avaliação em consulta médica.

      Excluir
  94. Ola dr. Tudo bem,deixa eu te falar vi falando w o neslac conrt solta o intestino,amamentei filho somente os primeiros dias d vida,dpois n pud e ele ficou no nan confor,mas dpois comecei a mudar pois ele n fazia coco pois era muito ressecado,e hoje ele toma o cemil ,ate consegue fazer coco mas e muito ressecado as veses ate chora p fazer e tambem as veses dou ate remedio q o pediatra passou mas n e sempre,gostaria q vc me indicasse qual o melhor leite p ele nesse caso hoje esta com 3 anos e 8 meses. E ainda toma mamafeira p dormi .Obrigada Aline

    ResponderExcluir
  95. dr.me ajude troquei o ENFAMIL 2 PELO ENFRAGROW e nao tive bons resultados meu bebe esta com diarreia o que faço volto pro enfamil 2 ou dou Aptamil 3.. aguardo sua resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hosana
      O Enfamil Premium 2 é uma ótima opção até os 2 anos de idade.

      Excluir
  96. Olá Dr. Minha filha tem 1 ano e está tomando o NAN Confor 3. Continuo com ele ou posso trocar para o Ninho 1+? Qual é o melhor para a saúde dela? Obrigada

    ResponderExcluir
  97. Olá Dr Jairo! Minha filha de 1 ano e meio não se adaptou ao Neslac e por isso a pediatra receitou Milnutri. Mas ouvi dizer que Milnutri tem muito mais gordura láctea do que o Nan 3, por exemplo. Essa gordura láctea faz mal? Melhor optar pelo Nan 3 que tem mais gordura vegetal do que láctea? Obrigada.

    ResponderExcluir
  98. Boa tarde Dr. Meu filho tem 2 anos e 9 meses e sempre foi muito ressecado. O medico indicou fibermais para misturar no leite dele e ate melhorou... mais eu estava querendo testar o neslac... o que o sr me indica!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado