domingo, 28 de dezembro de 2008

Dengue - Nem todo Aedes aegypti transmite - publicado por Jairo Len

O Mosquito Aedes aegypti mede menos de um centímetro, tem aparência inofensiva, cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. Costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte, mas, mesmo nas horas quentes, ele pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa. Há suspeitas de que alguns ataquem também durante a noite. A pessoa não percebe a picada, pois no momento não dói e nem coça. Depois, fica igual a uma picada de qualquer mosquito.
Muitas mães me ligam preocupadas porque acharam um Aedes aegypti em casa. Claro que este é o mosquito que pode transmitir dengue, mas os Aedes aegypti só portam e transmitem a dengue em áreas de epidemia. O mosquito pica a pessoa infectada, porta a dengue e vai transmitindo para outras pessoas... A maioria dos mosquitos que encontramos é mesmo um Aedes aegypti, mas felizmente não é transmissor de dengue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.