Água de coco é tudo de bom? - Publicado por Jairo Len




Há muitos mitos em torno do consumo de água de coco. As crianças podem tomar à vontade? Engorda? É hidratante? Diminui o apetite? Podemos usar as industrializadas?

A água de coco é composta de 93% de água, 5% de açúcares, vitaminas A, B1, B2, B5 e C e sais minerais (cálcio, sódio, fósforo, potássio e magnésio). Tem quandidades mínimas de proteína e não possui gorduras ou colesterol.

Assim como os sucos de frutas naturais, a água de coco é calórica (100 ml = 25 calorias) e, se usada à vontade, pode diminuir o apetite das crianças, principalmente se oferecida antes das refeições. Nas crianças em dietas de controle de peso e restrição de açúcares, pode ser prejudicial.

Como qualquer líquido, a água de coco tem poder hidratante, mas seu uso não substitui os sais hidratantes (Hidrafix, Pedialyte, etc.) nos casos de desidratação. Sua vantagem em relação aos sais hidratantes é o gosto e aceitação.

As águas de coco em embalagens tetra brik ou garrafas pet são opções seguras para o uso em crianças. O inibidor de oxigênio INS223, que a mantém estéril, e/ou a sacarose (menos de 1%, usada como conservante) não fazem qualquer mal à saúde.

Quando for utilizar o coco in natura, procure extrair a água diretamente do coco, não permitindo sua passagem por máquinas ou aparelhos para refrigerá-la, uma vez que não se sabe a condição de higiene interna.

Comentários

  1. Importante essa informação, pois quero acostumar os meus filhos a tomarem água pura e sempre tem alguém para me criticar que não dou água de coco, já que é "tão saudável"!!!
    Já imprimi seu comentário para mostrar à toda família.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado