Vick Vaporub - Publicado por Jairo Len

Eterna fonte de controvérsia entre pais e pediatras, o Vick Vaporub (e seus genéricos e similares) é manchete hoje nos cadernos de saúde dos jornais pelo mundo.
Num artigo publicado na revista "Chest" - uma das mais importantes do mundo médico - o uso de Vick Vaporub pode causar estresse respiratório em crianças com menos de dois anos de idade quando aplicado de forma inadequada, diretamente abaixo do nariz. Os pesquisadores afirmam também que os componentes do Vick podem ser irritantes, levando o corpo a produzir mais muco para proteger a via respiratória. E uma vez que bebês e crianças têm vias respiratórias muito mais estreitas que a dos adultos, qualquer aumento do muco ou inchaço pode estreita-las de forma importante.
Na bula do produto, já existe restrição em seu uso abaixo dos 2 anos de idade e embaixo das narinas.
EXPERIÊNCIA PESSOAL - Já me perguntaram diversas vezes se o produto é eficaz quando passado na sola dos pés ou se passado no peito, como é sua indicação. Particularmente não gosto dos produtos mentolados ou canforados e com cheiro forte. Sempre achei que estes produtos podem ser irritantes da pele e de mucosas e, teoricamente, não podem trazer qualquer benefício expectorante - muito pelo contrário.

Comentários