Dermatites dos pés - Postado por Jairo Len

Dermatite é o nome genérico de quaisquer doenças que acometam a pele. A dermatite pode ser fúngica, seborreica, alérgica ou atópica, eczematosa, etc.
Hoje vou falar das dermatites que mais tenho visto nos nas crianças - doenças bem comuns no verão.

BICHO GEOGRÁFICO - é o nome popular da doença causada pela Larva migrans, forma cutânea - um minúsculo parasita que habita as praias e tanques de areia. Quem as deposita lá são cachorros e gatos, muitas vezes levados pelos próprios donos... A lesão tem este nome porque a larva caminha (0,5 a 1 cm ao dia) no subcutâneo, deixa um rastro, um caminho, que um dia alguém achou que parecia um mapa (= geográfico). Coça muito. O tratamento é feito através de cremes tópicos e algumas vezes medicamentos por via oral.



FRIEIRA ou PÉ-DE-ATLETA - este nome, que sugere doença causada pelo suor, é uma dermatite fúngica. Quem causa aquela descamação entre os dedos dos pés é um fungo, que adora lugares úmidos, escuros e quentes (como também a região das fraldas e a boca dos bebês). Devemos tratar a lesão (com antifúngicos em solução ou spray) e tratar os sapatos e tênis, com os talcos antifúngicos.




VERRUGA PLANTAR - ou olho-de-peixe. Esta doença da planta dos pés é comum o ano todo, mas vemos mais agora no verão. Em geral é uma lesão única, com 0,5 a 1 cm de diâmetro, com este aspecto da figura em baixo. Coça e pode doer. Tratamento é feito com colóide (gel grosso) medicamentoso, aplicado todos os dias. Eventualmente, podem ser retiradas/queimadas pelo dermatologista.


DESIDROSE dos pés ou mãos - esta é mais complicada - por não ser uma doença de causa única. Pode ser falta de hidratação, associada ao excesso de suor, uso de produtos químicos... São aquelas bolinhas, meio descamativas, que rompem, coçam, melhoram e voltam. Tem que ache que tem "ácido úrico" (não!!! nada a ver!), e assim por diante. Desidrose tem tratamento.

É isso. Espero que ajude no diagnóstico caseiro e procura do médico de forma mais rápida - porque tenho visto lesões avançadas. Aproveito e convido a reler o post sobre Celulite e impetigo, que escrevi um ano atrás.

Comentários

  1. Pelo que você falou, eu tenho desidrose há tempos, mas nenhum dermatologista disse isso pra mim uma vez se quer. Ainda vou procurar outro porque essa bolhinhas me aborrecem um bocado, ainda mais quando inflamam.

    ResponderExcluir
  2. É...Eu acabei descobrindo que eu tenho desidrose através da internet...POxa...tem um tempo que começou a aparecer umas bolinhas que coçam muito, eu nunca estourei, mas quando secavam eu achava que iria melhorar, de repente... lá estava outra nascendo... agora vou atras de um dermatologista pra confirmar o diagnóstico !

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho uma filha de 13 anos que tem feridinhas nas pernas desde pequena. Já fui no dermatologista e alergologista e ninguém diz o que a menina tem. Passam remédios e vacinas que não surtem efeito algum. Agora que ela está adolescente, tem vergonha de mostrar as pernas, pois parecem marcas de catapora. O que fazer?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado