Tatuagem de hena - Cuidado! - Publicado por Jairo Len

Não é raro a gente ver crianças com tatuagens de hena, principalmente no verão. Com a novela da Globo, "Caminho das Índias", a tendência é que a moda aumente.

Não é rara, também, a reação na pele após estas tatuagens, geralmente feitas na praia, de forma "rústica", sem ao menos se saber qual é o produto utilizado, se é mesmo a Lawsonia inermis, a hena natural. Sabemos que podem ser acrescidos corantes e substâncias químicas prejudiciais à pele, para melhorar a cor da tintura.

Estas reações podem ser fortes, bolhosas, necessitar do uso de antibióticos tópicos e por via orais - e ainda deixam marcas por bastante tempo.
No Brasil, de acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), não há regulamentação para uso de hena em tatuagens, apenas em tinturas para cabelo. Nos Estados Unidos, onde a tintura também é utilizada por quem não quer levar a tatuagem no corpo pelo resto da vida, um caso de reação forte à hena foi tema de artigo na revista científica "New England Journal of Medicine", em agosto de 2008.

Portanto, muito cuidado!

As tatuagens geralmente aplicadas em festas infantis (com água) podem ser opções mais seguras e não causam quaisquer tipos de reação na pele.

Na foto: reação à tatuagem de hena. Particularmente já vi, na Clínica, reações semelhantes.

Comentários

  1. Dr Jairo estou adorando este blog, assim posso ficar por dentro das novidades mesmo estando a milhas e milhas away!
    Um beijo em todos ai na clínica,
    Majoy

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado