Bebê que usa chupeta suga o leite materno sem prejuízo? - Publicado por Jairo Len


As mães e pais sabem que eu não sou contra o uso de chupeta, e acredito que ela possa trazer algumas vantagens para os bebês - o primeiro ano de vida é marcado pela fase oral e necessidade de sucção - e certamente os horários mais rígidos de amamentação (que sou a favor) não sejam suficientes para atender esta necessidade.
Um estudo realizado no Departamento de Pediatria e Neonatologia da Maternidad Palermo, de Buenos Aires, comparou mil bebês: para metade deles foram oferecidas chupetas a partir do 15º dia de vida e para a outra metade não foi introduzida a chupeta. A amostra contou com 3/4 de bebês provenientes de hospitais privados e 1/3 de hospitais públicos, com mães com idade média de 29 anos.
As conclusões do estudo apontaram que 86% dos bebês observados não tiveram interferência ou diminuição no aleitamento materno até os três meses de vida.

Além de não atrapalhar a amamentação, o uso de chupeta tem relação com a diminuição da síndrome da morte súbita do lactente, em estudo já publicado pela revista pediátrica mais importante do mundo, a "Pediatrics".
E, entre 1 e 2 anos de idade, a gente prepara a retirada da chupeta...

Comentários