Televisão X Cognição - Publicado por Jairo Len


Assistir televisão desde bebê atrapalha o aprendizado (motor, liguagem e visual) aos 3 anos de idade?
Um estudo extremamente detalhado, publicado no Pediatrics (edição de janeiro de 2009), realizado na Harvard Medical School - Children's Hospital Boston, avaliou crianças entre 0 e 3 anos de idade, no que diz respeito ao desenvolvimento motor, visual e linguagem demonstrou que assistir ou não televisão não afeta estes parâmetros aos 2 e aos 3 anos de idade.
Muitas mães me perguntam se assistir TV "faz mal" aos seus filhos, nesta faixa etária.

A resposta é científica: não.

Claro que alguns cuidados devem ser observados: não exagere na dose diária de horas na frente da TV (não existe um número máximo ideal de horas - vale o bom senso), mantenha sempre o local com claridade e a distância entre as crianças e a televisão deve ser de, no mínimo, 2 metros.
Já comer na frente da TV é um ato inconsciente e vários estudos já comprovaram a ligação entre horas de TV e obesidade.

Comentários

  1. Jairo, é isso aí....TVé bom , é gostoso ,mas não deve ser usada como babá ou um "fica quieto um pouco"......meus filhos adoram ,e eu idem ,mas tudo tem seu momento.....á noite por exemplo só assistem antes do jantar e pronto , antes de dormir no máximo um pouco de Barney ou Mister maker e bem baixinho , nada de desenhos com lutas e brigas....
    De resto sempre invento alguma coisa para fazer com eles,mesmo quando pedem para a TV ficar ligada um pouco ..montamos algum brinquedo ,fazemos pinturas igual ao mister maker....e assim vai.....sem falar em fazer atividades (não digo ginástica) do lado de fora da casa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado