quarta-feira, 29 de abril de 2009

Dia Nacional de Combate ao Câncer de Mama - Publicado por Jairo Len

Dia 28 de abril - Dia Nacional do combate ao câncer de mama - dia que entra em vigor a Lei Federal 11.664/2008, que determina a realização gratuita de exame mamográfico para todas as mulheres a partir dos 40 anos na rede do SUS. Se esta lei vai realmente funcionar, só o tempo vai dizer.
PREVENÇÃO e DIAGNÓSTICO PRECOCE

Basta observar o caso "do momento" - o linfoma da ministra Dilma Rousseff - para se ter noção de como o diagnóstico precoce* do câncer é extremamente importante (*tomo como base a história contada...).
No câncer de mama, este diagnóstico precoce é mais importante ainda.
Para não bater na mesma tecla, a minha recomendação:
- Uma vez que a maioria das mulheres que conheço, acima dos 35 anos, realiza regularmente este controle (auto-palpação, mamografia, ultrassom, consultas ginecológicas), procure olhar em volta e checar se as outras mulheres (a sua empregada, a faxineira, a ascensorista, a sua mãe, a sua madrinha...) tem feito estes exames de rotina.

Sempre que fico sabendo dos (trágicos) casos "destas pessoas", vejo que o diagnóstico foi avançado, com metástases e necessidade de tratamento prolongado e agressivo.
Como curiosidade, algumas fotos de campanhas pelo mundo:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.