terça-feira, 28 de abril de 2009

Gripe Suína II - Publicado por Jairo Len


O alerta da OMS em relação à gripe suína é "fase 4". Otimista.
Toda a "explosão" desta doença na mídia - o que, em geral, eu acho exagerado - desta vez tem um bom papel. Imagine a gripe suína sem a internet e a televisão. Quando chegássemos à fase 5 e 6, perceberíamos o tamanho do problema.
Posso ser otimista também, mas acho que não haverá uma pandemia letal.
Mais fatos importantes:
- Apesar das inúmeras mortes no México (6 a 8%), nos Estados Unidos e Canadá os índices serão muito menores.
- No Brasil não se faz a sorotipagem dos Influenza - só se sabe se alguém tem Influenza A ou B, e não qual tipo de Influenza (como por exemplo o H1N1).
- Não há Tamiflu à venda. O remédio antiviral contra Gripe nem chegou às prateleiras das farmácias, sendo arrematado pelo Governo antes. Espero que saibam o que estão fazendo...
- A grande parte dos casos fatais de gripe suína aconteceu em adultos, entre 20 e 50 anos.
Ainda que o conteúdo seja só em inglês, recomendo aos mais plugados o site da OMS: http://www.who.int/csr/disease/swineflu/en/index.html
Pelo menos sabemos que em algum lugar existe uma ação efetiva e muito bem coordenada para se evitar a pandemia (fases 5 e 6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.