quarta-feira, 29 de abril de 2009

Gripe suína III - Publicado por Jairo Len

Tenho recebido inúmeros e-mails e telefonemas a respeito da Gripe Suína, especificamente "o que podemos fazer".
A OMS elevou para fase 5 o grau de alerta na Gripe Suína - o que significa que já há casos adquiridos "fora do México". Americanos contaminando americanos, por exemplo.
Aqui no Brasil (atualizado no horário da postagem) há 2 suspeitos, que estiveram no México. Como falei, não há exame específico para o Influenza A(H1N1) por aqui, o que faz os pacientes portadores de Influenza A serem só "suspeitos". O exame ainda é mandado para laboratórios nos Estados Unidos.
Voltando à pergunta: "o que fazer"?
Aguardar, simplesmente. O alarme mundial (jamais visto) tem produzido, não obstante o pânico, ótimos resultados, como a diminuição drástica das viagens às áreas afetadas, o monitoramento de pessoas que tem sintomas de Gripe, o cuidado no diagnóstico preciso.
Infelizmente não podemos fazer nada preventivo, além de acompanhar atentamente as recomendações oficiais. Não adianta, no momento, tomar vitamina C, remédios, evitar locais públicos , usar máscaras.
Repito que não acredito que a pandemia atinja níveis de fatalidade preocupantes.
Ficaremos atentos às novidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.