Piercing - Publicado por Jairo Len


Com frequência as mães me perguntam sobre os problemas que os piercings podem causar. Na verdade, querem um "bom motivo" para proibir ou convencer seus filhos a não colocá-los...
Costumo citar alguns dados importantes, para ajudá-las na árdua tarefa:
- A lei estadual de São Paulo nº 9.828, de 1997, proibe a aplicação de piercing e tatuagem em menores de 18 anos de idade, mesmo com autorização dos pais. Incluem-se todos os tipos de alfinetes, argolas, espassadores, etc...que perfurem qualquer parte do corpo humano. Exceto lóbulo da orelha.
- Há comprovação científica que os piercings na língua e região oral tem relação direta com o aparecimento de câncer nesta região.
- Piercings na boca também aumentam bastante o risco de contrair doenças infecciosas, como herpes, hepatite B e AIDS, no caso de contato oral com pessoas contaminadas (devido às micro-lesões nas mucosas).
- Os piercings interdentais tem relação comprovada com perda de dentes e doença periodontal.
- Piercings no umbigo aumentam sensivelmente o risco de infecção local e, quando retirados futuramente, deixam cicatrizes.
- Os piercings nasais tem relação com aumento de rinite e infecção local.
- Independente do local, há comprovação que os piercings, dependendo de cada pessoa e cada material, aumentam o risco de quelódes na pele.
- Já fora do plano "físico", há pesquisas mostrando que o uso de piercings altera o modo como as pessoas se veem e como os outros as veem. Posto que vivemos numa sociedade gregária, é importante mostrar sempre aos filhos que o que fazemos com o nosso corpo, em todos os sentidos, é importantíssimo para o futuro.

Comentários