Cesárea antes das 39 semanas pode ser prejudicial - Publicado por Jairo Len


Sempre que recebo casais prestes a ter filhos para conversar - antes do bebê nascer - eu mostro um artigo publicado no New England Journal of Medicine, uma das 3 revistas médicas mais importantes do planeta.
Um estudo, publicado em janeiro deste ano no NEJM, conduzido em parte na University of North Carolina na Chapel Hill School of Medicine, descobriu que bebês nascidos de cesáreas eletivas antes das 39 semanas de gravidez, de mães que tiveram previamente uma cesariana, têm muito mais chances de ter problemas de saúde do que os recém-nascidos nas mesmas circunstâncias às 39 semanas de gestação ou mais.
O mesmo estudo também descobriu que bebês nascidos com 41 e 42 semanas apresentavam similares elevados riscos daqueles nascidos antes das 39 semanas. Entretanto, somente uma pequena porcentagem de recém-nascidos do estudo nasceu tão "tarde".
Bebês nascidos antes das 39 semanas podem ter mais dificuldades com a alimentação, maiores complicações respiratórias e precisam de mais cuidados médicos, seja no caso em que necessitem de ventilação artificial ou de aporte de oxigênio ou alguma forma de alimentação via tubos.

Com alguma frequência eu converso com estes pais e, surpreendentemente, muitos já sabem um ou dois meses antes quando será o parto - a cesárea já tem data máxima para ser feita - e geralmente antes das 39 semanas. O Brasil é um dos países do mundo em que mais se faz cesáreas, invertendo completamente a relação entre parto normal e parto cirúrgico.

OBS: muitos partos, por motivos obstétricos verdadeiros, precisam ser feitos antes das 39 semanas - muitas vezes com 36 ou 37 semanas. Se há motivo para a segurança da mãe ou do bebê, não há discussão - o parto deve ser feito em qualquer idade gestacional.

Comentários