A Gripe A(H1N1) chegou - Publicado por Jairo Len

Nada de pânico.
Mas acredito que definitivamente a Gripe A(H1N1) - antes chamada oficialmente de Gripe Suína - chegou ao "nosso meio".
Já sabemos de casos próximos, inclusive um caso em escola de classe média alta (7ª série) de São Paulo.
Algumas considerações sobre a doença, novamente:

- A Gripe A(H1N1) tem os mesmos sintomas das Gripes "Comuns": febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo, dores no peito. Como outras viroses ou uma faringite.

- O tratamento com o antiviral Tamiflu é restrito para os casos mais importantes, mais graves, não sendo indicado para todos os portadores da doença. A decisão é médica.

- Os laboratórios habituais, como o Fleury, Delboni e Einstein não tem os kits para o diagnóstico da Gripe A(H1N1). O que tenho feito, inicialmente, é pedir a triagem viral em secreção nasal, que os laboratórios fazem normalmente. Este exame tem o poder de diagnosticar o Influenza A, não especificamente o H1N1. Se der negativo, melhor. Se der positivo, novos exames são necessários, caso os sintomas sejam indicativos. Este procedimento não é normatizado pelo Ministério da Saúde.

- As decisões epidemiológicas (inerromper as aulas de determinadas escola, repouso domiciliar de paciente e contactantes, etc.) são atributos da Vigilância Sanitária, e não das mães, pais e pediatras. Podemos tomar as decisões individuais (e muitas vezes erradas) para os nossos filhos, mas não tentar tomar medidas de vigilância epidemiológica.

- No mundo "civilizado" a Gripe A(H1N1) tem apresentado BAIXOS índices de mortalidade. Nos EUA a mortalidade por Gripe A(H1N1) é 4 vezes MENOR que nas gripes sazonais, aquelas que ocorrem todo ano. Portanto, "nada de pânico".

- Relembrando: lugar de gente doente, com febre, é em casa, e não na escola ou berçário.

Vamos encarar a doença com responsabilidade, sem conjecturações, boataria, desespero e medidas radicais.

Comentários

  1. querido dr jairo: por favor qual sua opinião sobre viagem de lazer para buenos aires considerando-se as informações mais recentes sobre a gripe a h1n1 vindas de lá? muito obrigada! abs, julia (jdamiano@uol.com.br)

    ResponderExcluir
  2. Dr.Jairo,realmente a gripe suina chegou.Minha filha(B) de 3 anos estuda na escola viva,e hoje ligaram,antecipando as férias,pois tem um caso da gripe no fundamental.Fico um pouco preocupada,não por mim,mas tenho o Enzo de 1 ano,e vivo viajando p Salvador,que por sinal estamos indo sabado..será que tento colocar mascara nele?
    Atenciosamente,
    Melissa

    ResponderExcluir
  3. Dr.Jairo,pq as crianças abaixo de 2 anos são casos mais preocupantes com essa gripe, do que as acima de 2?Qual a diferença de 1 ano e 2.
    Obrigada!!!Aguardo resposta.
    geminianak@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Dr Jairo. Estou de viagem marcada para Buenos Aires (visitar a familia) e estou levando o meu bebe de um ano e meio. Sei que ele esta enquadrado no grupo de risco (menos de 2 anos), mas ate hoje ele nao teve complicações de saude. Ja tomou a vacina da gripe normal. Tenho que cancelar, adiar a viagem ou com todos cuidados de higiene é possivel viajar sem muito medo? Obrigada e aguardo resposta.
    luciana3011@gmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado