segunda-feira, 29 de junho de 2009

Lavar a mão da criança é ato mais eficaz contra resfriados e outras viroses - Publicado por Jairo Len

Apesar de todo mundo já saber...lavar a mão da criança é ato mais eficaz contra resfriados e outras viroses, e quaisquer outras doenças infecciosas. Isso é o que apontou uma meta-análise de 51 estudos sobre diferentes medidas para restringir epidemias de vírus respiratórios, realizada por pesquisadores da Cochrane Collaboration, organização internacional que avalia pesquisas médicas.
Mais do que usar máscaras e luvas ou manter os doentes em quarentena, a intervenção mais eficaz para reduzir a disseminação de doenças respiratórias é manter as mãos das crianças bem limpas. Os vírus e bactérias permanecem vivos nas mãos por até 30 minutos.
É claro que o contato criança-a-criança, troca de brinquedos e copos, tosses e espirros são grandes fontes de infecção, mas a simples lavagem das mãos ajuda muito no controle da disseminação.
O álcool gel também é excelente opção, principalmente quando não há sujeira visível nas mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.