TV reduz conversa entre crianças e adultos - Publicado por Jairo Len

Parece obvio, e é mesmo. Só que agora é científico: um estudo, liderado pelo Dr. Dimitri A. Christakis, da faculdade de medicina da Universidade de Washington e do Instituto de Pesquisas Infantil de Seattle, demonstrou que conversas entre crianças e seus responsáveis diminuem consideravelmente quando uma televisão está ligada por perto, mesmo quando ninguém parece assisti-la, afirma um novo estudo.
Pesquisadores chegaram a essa conclusão depois de equipar crianças com pequenos gravadores de fita que registravam tudo que elas diziam e ouviam no dia-a-dia.
Para o estudo, mais de 300 crianças, com idades entre dois e 48 meses, usaram os gravadores durante um dia inteiro, uma vez por mês, por quase dois anos. Depois, um programa analisou as gravações.

Para cada hora de televisão ligada, descobriram os pesquisadores, as crianças, em média, ouviram 770 menos palavras de um adulto – uma diminuição de 7%. Elas próprias também falaram menos. Algumas dessas reduções provavelmente se devem ao fato de que a criança é deixada diante da televisão", disse o estudo, "mas outras provavelmente refletem situações nas quais adultos, apesar de presentes, são distraídos pela tela e não interagem com a criança de uma forma perceptível".

Repare hoje à noite se isso ocorre na sua casa...

Comentários