Gripe Suína - Como Estamos - Publicado por Jairo Len

Num país aonde morreram, neste ano, mais de 80 pessoas devido à dengue, só na Bahia, não se podia esperar outra coisa do Minstério da Saúde senão descaso, em relação à Gripe Suína.
Quem viu o pronunciamento do ministro Temporão, sabe do que estou falando.
A recomendação para os médicos, agora, é que só peçam o exame de comprovação do Influenza A(H1N1) em casos "graves", que necessitem internação.
Apesar da epidemia estar rondando o Brasil há meses, não há exames disponíveis para todos os pacientes. Os exames que pedi ultimamente demoraram mais de 7 dias para o resultado.

"O Brasil está preparado para epidemia", foi o que o ministro falou. Quem chegou de avião no Brasil ultimamente pode ver que não é bem assim. Além de ter que esperar mais de 1 hora no saguão da imigração, lotado, com gente vinda do mundo todo, as informações requeridas são estapafúrdias, como o assento do avião que cada um estava sentado...

Sem exames, não há mais estatísticas. Não se sabe o índice de prevalência e de mortalidade. Pode-se diagnosticar e notificar um caso de Gripe Suína por critérios clínicos. Nenhum país do mundo adotou esta conduta.

COMO ESTAMOS - À parte deste descaso, os pacientes tem me perguntado como as coisas realmente estão. Espero poder repetir isso daqui a um ou dois meses: por enquanto, se ninguém tivesse avisado, não perceberíamos que há uma epidemia. Nesta época do ano são muito comuns as infecções das "vias aéreas superiores", faringites, gripes sazonais e resfriados fortes, nada mais intenso neste ano do que antes. Não tivemos casos mais importantes que o habitual.

Espero que continue assim.

Comentários