Volta às aulas II - Postado por Jairo Len

Gostaria muito de falar sobre outros assuntos (como a "descoberta" que o bronzeamento artificial é extremamente cancerígeno...), mas infelizmente o assunto é o mesmo: Influenza A (Suína ou Sazonal), no caso em relação à volta às aulas.
Sou contra o adiamento do início das aulas, mas vejo que quase todas as escolas o farão.
Quero só colocar alguns argumentos para clarificar o debate e ajudar a opinião de cada mãe ou pai:
- Os países do mundo que suspenderam temporariamente as aulas fizeram isso no "pico" de contágio, quando houve contágio intra-escolar, o que não está ocorrendo por aqui. Estão fazendo uma "prevenção" por uma ou duas semanas, dependendo da escola, e empurrando o problema com a barriga. A contaminação vai haver assim que as aulas recomeçarem e chegar a hora do "pico".
- A suspensão de aulas em algum momento, após seu início, é provável, mas não adianta fazer de forma preventiva. Isso só vai atrapalhar mais ainda o ano letivo.
- Aonde houve suspensão de aulas (Argentina, México), outras aglomerações também foram suspensas, como teatros, cinemas, shows, missas e até o transporte coletivo. É o único jeito de se fazer uma prevenção efetiva. Os vírus Influenza não "atacam" só em escolas...
- As faculdades suspenderam a volta às aulas. Dê uma passada nos bares da Vila Madalena e nas casas noturnas. Lotados. Show do Roberto Carlos -15.000 pessoas por noite - absolutamente esgotado.
- Como escrevi na postagem anterior: tente ingressos para os teatros e shows infantis: está tudo cheio. Vá ao Parque da Mônica ou da Xuxa: centenas de crianças...

Não se trata de irresponsabilidade, e sim de olhar claramente as medidas e tomá-las na hora certa, através de um modelo de prevenção de epidemias que já existe há muito tempo.

Comentários

  1. Pois é Jairo...a escola dos meninos entrou nessa de adiar a volta ás aulas até dia 17.COmo ela funcionou nas férias como atividade de férias para quem não tem com quem deixar,eles vão aceitar sim crianças que já estavam na programação , e quem tiver que de qualquer jeito levar terá que assinar um termo de responsabilidade.
    Perguntei o motivo , e soube que legalmente a escola pode vir a ter problemas sérios...parece que elas foram meio que obrigadas a tomar essas medidas assim como a maioria da escola.
    Os meninos ficarão em casa mais 2 semanas ,mas continuo acreditando que quando as aulas voltarem de fato ,todos envolvidos devem ser responsáveis e RIGOROSOS. Aproveitar também a oportunidade para dar mais importância aos cuidados com a higiene ao chegar na escola e antes das refeições ,ainda mais em escolas com alunos em período integral. Fazer como em grandes resorts e navios...antes de entrar no restaurante ,lavar mãos com paninhos ou gel desinfetante, isso será importante agora e para toda a vida das crianças e toda comunidade escolar. Isso vale para todos os lugares,mas na escola se aprende desde cedo....
    Bia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado