Homeopatia na prevenção da Gripe - Só no Brasil... - Postado por Jairo Len

Não bastassem as dezenas de recomendações estapafúrdias para prevenção da Gripe Suína, aquelas que recebemos por e-mail todos os dias, agora a coisa se tornou oficial.

"O Brasil não é um país sério" (frase atribuída erroneamente a Charles De Gaulle)

Em Campo Grande, a Secretaria Municipal de Saúde está distribuindo doses de medicamentos homeopáticos para prevenção da Gripe Suína, em postos de saúde e escolas municipais, "feito a partir do próprio vírus influenza, não especificamente deste vírus influenza que está aqui agora, mas de várias cepas. Ele foi diluído e dinamizado 200 vezes, que significa que neste medicamento já não existe nenhuma partícula do vírus”, nas palavras da farmacêutica Ana Paula Zandavale.

Serão distribuídas 400 mil doses em postos de saúde e escolas municipais em Campo Grande. Segundo as autoridades de saúde do município, essa é mais "uma medida preventiva para fortalecer o sistema imunológico da população".

Não há qualquer embasamento científico que esta prevenção funcione ou que não faça mal, uma vez que não houve testes regulamentados.
Acho que Influenza A é assunto sério para esperanças levianas, prevenções milagrosas e não comprovadas, alquimias, cromoterapia, moxabustão ou homeopatia.

O CRM, como sempre, se isenta, alegando que homeopatia é especialidade médica reconhecida. Triste afirmação. Fisiatria também é e garanto que seria tachado de louco o médico que propusesse alongamentos como forma de prevenção da Gripe Suína.

Para fechar, a pérola do Secretário de Saúde de lá, Luiz Henrique Mandetta: "A gente imagina que funcione como um elemento de estabilização do humor, como um elemento de calma”.

Ninguém merece...

Comentários