Será o Paraíso? - Postado por Jairo Len


Até que tentei ficar um dia sem falar dela, mas a Gripe Suína tem sido uma "faculdade" para mim e acredito que para muita gente, em vários sentidos.

Primeiro em ter absoluta certeza que o planejamento da saúde pública no Brasil é um lixo (eu já sabia há bastante tempo, mas diante desta epidemia deu para ver que, infelizmente, nada funciona).

Segundo, em ver como, até na saúde, a cara-de-pau do Governo Federal não muda em nada. O Ministro da Saúde fala com a pompa do Ministro da Saúde da Suécia. "Tudo sob controle".

Mas o título da postagem remete a um fato que eu NUNCA tinha visto nestes 17 anos de pediatria.

Todos que leem o blog ou que me conhecem sabem que eu sou um ardoroso defensor que "lugar de criança doente é em casa". Copio aqui uma frase da minha PRIMEIRA postagem neste blog, datada de 21 de dezembro de 2008:
"Crianças doentes na escola: no fim do ano, nas confraternizações, formaturas, homenagens aos pais...existe uma permissividade muito grande por parte dos pais para que seus filhos, mesmo "um pouco" doentes, frequentem a escola. Com isso, adoecer é quase inevitável. "

Esta semana está acontecendo algo surreal: já fiz alguns atestados de saúde e examinei algumas crianças simplesmente porque estão com coriza ou um pouco de tosse seca, sem febre, em excelente estado geral, mas os berçários e escolas (aqueles que estão funcionando...) não as deixam frequentar.

Querem a certeza que não estão doentes. Querem o atestado médico, e não basta que seja por e-mail - querem confirmação presencial...que a criança seja examinada.

Crianças doentes em casa, crianças sadias na escola.

Será o paraíso?

Comentários