Vacina contra Gripe Suína - Postado por Jairo Len

Uma vez que as pessoas estão aprendendo as rotinas com a Gripe Suína (quadro clínico, cuidados, diagnóstico, Tamiflu, ...) algumas dúvidas tem surgido - percebo isso pelos e-mails e telefonemas que recebo todos os dias. A mais frequente, dúvida sobre a vacina contra Gripe Suína.

Algumas considerações (ou melhor, algumas dúvidas, porque respostas exatas, não há):

- Não há prazo certo de chegada da vacina ao mercado. Inúmeros laboratórios e governos estão tentando desenvolvê-la.

- Quando chegar, ninguém sabe como será a distribuição - se só será o governo que vai monopolizar a distribuição (como fizeram com o Tamiflu), ou se as clínicas e hospitais poderão comprá-la. Também não se sabe de haverá a vacina "à vontade", como ocorre com a vacina contra gripe sazonal.
Lembro que todas as vacinas só são vendidas após aprovação da ANVISA e sua importação e distribuição são absolutamente controladas. Não há como "comprar diretamente" vacinas, trazê-las antes que os outros, importar por conta própria. Existem caminhos e regras muito rígidos em cima disso.

- Também não se sabe quem vai ser o primeiro grupo a recebê-la: crianças em idade escolar, grávidas, cuidadores de bebês com menos de 6 meses e pessoal da área de saúde seriam, teoricamente, os primeiros a receber. As fontes para estes dados e de que modo isso será feito são absolutamente imprecisas.

- As epidemias de gripe sazonal em geral acometem cerca de 10 a 15% de uma população (com ou sem apresentar a doença). A pandemia de Gripe Suína vai acometer cerca de 50% da nossa população. O que significa que o "furor" e necessidade da vacina pode ser dividido pela metade...

- Os e-mails dizendo que a vacina contra a gripe será perigosa, que vai matar, etc...devem ser excluídos assim que chegarem - nunca repassados. São absolutamente falsos.

Mais uma vez bato na tecla que as pessoas procuram soluções milagrosas. A gripe sazonal, cuja vacina é disponível, mata, todos os anos, o DOBRO de pessoas que a Gripe Suína já matou até agora. Mesmo diante dessa informação, muita gente que não vê a hora da vacina contra Gripe Suína chegar ainda não se vacinou contra a gripe sazonal.


E lembro a todos que o país campeão em número de mortes por dengue já é o recordista em números absolutos de morte por Gripe Suína.
"Está tudo sob controle", como diz o Ministro da Saúde do Governo da marolinha, José Gomes Temporão.

Comentários

  1. Dr. Jairo, sei que já deveria ter vacinado meus filhos contra a gripe sazonal, mas ainda não o fiz. Posso ainda vaciná-los?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado