Forno de micro-ondas e a saúde - Postado por Jairo Len


A dúvida é antiga, mas sempre tem gente perguntando se o uso do forno de micro-ondas é seguro para a saúde.
Do ponto de vista do "alimento aquecido" no micro-ondas, não há qualquer malefício à saúde, nem em bebês, nem em crianças, nem em adultos.

As micro-ondas só atuam nas moléculas de água, gordura e açucar, agitando-as a tal ponto que aquecem tudo que há em volta. Esta energia é a radiante, uma forma de energia eletromagnética cujo efeito é estritamente térmico, não alterando a estrutura molecular do alimento.

Os alimentos, quando cozidos no micro-ondas, necessitam de menos água - portanto preserva-se mais os nutrientes. Além da praticidade. Basta faltar a luz em casa logo antes da hora do almoço ou do jantar e você percebe a falta que o microondas faz...

PROBLEMAS

- Os problemas que um forno de micro-ondas pode trazer estão no vazamento das ondas - ainda que não se saiba qual é o nível de segurança de receber esta radiação - que pode causar problemas nos olhos (como a catarata). Como micro-ondas não é televisão, ligue e fique longe, principalmente daqueles mais velhos, com vedação duvidosa.

- Os alimentos são aquecidos de forma irregular - sempre misture muito bem o alimento ou líquido aquecido - são comuns queimaduras com alimentos aquecidos no micro-ondas.

- Procure usar recipientes de vidro ou de louça para aquecimentos mais prolongados. Ainda que se saiba que os níveis de substâncias liberadas por plásticos quentes é muito baixo - elas existem.

- O mesmo cuidado ao usar papel-filme (como o Majipack): evite deixá-lo encostado no alimento ao aquecer. Prefira aquelas tampas rígidas específicas para o uso em forno de micro-ondas.

- O leite materno ou não-materno PODE ser aquecido em micro-ondas, mas existem recipientes especiais para esta finalidade.

Uma curiosidade: de acordo com a reforma ortográfica (que tornou pior o que já era complicado - claro, para os que sabem ler e escrever) - micro-ondas se escreve com hífen, assim como outras palavras que o prefixo termina com a mesma letra da palavra seguinte (anti-inflacionário, sub-blibliotecário...).

Comentários