Plantas domésticas contra a poluição - Postado por Jairo Len

Como hoje é sexta-feira (11 de setembro...) preferi postar um assunto mais ameno. Na semana que vem vou fazer um resumo de como andam as coisas com a Gripe Suína, mas hoje não.

Um estudo denominado "Effectiveness of houseplants in reducing the indoor air pollutant ozone", publicado na revista norte-americana HortTechnology, da The American Society for Horticultural Science, mostrou que três plantas muito comuns no Brasil diminuem os níveis de ozônio de ar ambiente.

Um dos principais componentes da poluição atmosférica, o ozônio é um gás incolor e altamente reativo formado quando o oxigênio reage com outros elementos químicos. Embora o ozônio seja mais frequentemente associado com o ar externo, ele também se faz presente em ambientes como casas e escritórios.
O estudo foi feito em estufas e câmaras fechadas, e ainda não se sabe o impacto de se ter uma destas plantas na sala de casa. De qualquer forma, é mais um estímulo para iniciar o repaginamento dos vasos de casa...
As espécies estudadas foram espada-de-são-jorge (Sansevieria trifasciata), clorofito (Chlorophytum comosum) e jiboia (Epipremnum aureum), que têm folhagem abundante e são de fácil manutenção:

Sansevieria trifasciata (espada-de-são-jorge) - Com uma dose de bom gosto, dá para fazer vasos bonitos com ela.

Chlorophytum comosum (clorofito) - Também fica bem, num vaso, no canto, modernoso...

Epipremnum aureum (jibóia) - combina mais com área externa...mas...quem sabe fica bonita dentro de casa?

Comentários

  1. Oi sou o didi, e realmente estas são as plantas mais comuns de se encontrar aqui no Brasil,e o legal que a Jiboia multiplica-se muito rápido, e fica muito bonita em um vaso largo em cima da geladeira ou até em cima da mesa de jantar, nas áreas externas ela costuma se fixar em paredes e até no caule de outras plantas.
    A espada de são jorge é muito usado por comerciantes que na crendice popular costumam usar como proteção de seus negócios usando as do lado direito da faxada da loja ou casa.
    O clorófito além de ficar belo em um vaso dentro de casa, também orna a orla de muros e jardins de condomínios, todas elas tem seu charme.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado