Player digital pode causar surdez - Postado por Jairo Len


MP3 players podem deixar 10 milhões de jovens europeus surdos - é o que mostrou uma pesquisa científica encomendada pela Comissão Européia de Segurança. Que determinou que os aparelhos tenham seu volume de som diminuído para níveis seguros, protegendo a audição do jovens europeus.

Basta ler estas duas frases que você rapidamente lembra de alguém (filhos, sobrinhos, netos...) que não tira os fones do ouvido, ligados a um Ipod ou gadgets do gênero.

A pesquisa mostrou que de 5% a 19% dos usuários de tocadores de MP3 sofrerão danos permanentes à audição se ouvirem musica em volume alto, por mais de 1 hora por dia, por 5 anos. Os aparelhos de MP3 disponíveis no mercado são capazes de gerar volumes de som de até 120 decibéis, o equivalente ao ruído de um motor de avião a jato.

Na Europa, o limite de 80 decibéis foi determinado como padrão de segurança para trabalhadores que fiquem expostos por até 8 horas por dia. Seguindo o mesmo raciocínio, esse foi o limite escolhido como limitação para os aparelhos de MP3.

O dano à audição depende do volume do som e do tempo de exposição. Para escutar música acima do limite de 80 decibéis os usuários deveriam diminuir seu tempo de utilização do aparelho de som.
Para tornar tudo mais complicado, os fones de ouvido, do tipo que fica colocado dentro da orelha, podem aumentar em 8 decibéis o volume da música que escuta.



Fonte: Ciência e Saúde - G1

Comentários