A importância da vitamina D - Postado por Jairo Len

.
As mães e pais dos meus pacientes sabem que tenho o hábito de prescrever suplementos vitaminínicos durante toda a infância, enfatizando os primeiros anos de vida.

Algumas vitaminas, sobretudo a "D", não são encontradas na alimentação (por mais rica e variada que seja) e sua importância é de maior grandeza: além de fundamental para a boa absorção e o metabolismo do cálcio (ossos, osteoporose), a vitamina D em quantidades fisiológicas (sem exagero) protege contra o sobrepeso, e portanto contra a pressão alta e problemas cardio-vasculares.
Alguns alimentos industrializados tem vitamina D acrescentada ao seu preparo, mas sempre em quantidades baixas.
Um estudo, publicado pelo "Journal of Pediatrics" nesta segunda-feira (26), analisou dados de 2001 a 2006 de aproximadamente 3 mil crianças norte-americanas. De acordo com o estudo, cerca de 90% das crianças negras e 80% das com origem latina podem ter deficiências dessa vitamina.
Imagine estes números aqui no Brasil...

"Números impressionantes”, que poderiam servir para a adoção de alguma medida, disse Jonathan Mansbach, coordenador do estudo e pesquisador da Harvard Medical School e do Children's Hospital, em Boston.
"Os resultados se somam às evidências cada vez mais numerosas sobre a deficiência de vitamina D em crianças, adolescentes e adultos, um problema que preocupa ainda mais quando se constata que recentes pesquisas apontam que essa vitamina ajuda na prevenção de doenças como sérias infecções, diabetes e alguns tipos de cânceres."

As vitaminas que habitualmente prescrevo (Ad-til, Revitam Jr, Tri-vi-sol, Clusivol e as L'il Critters - em forma de gummy bears) contém doses fisiológicas de vitamina D (de 200 a 400 U por dia). OBS: As L'il Critters não são vendidas no Brasil, infelizmente. Nas farmácias norte-americanas são vendidas sem receita. Os adultos também precisam desta suplementação, além de inúmeras outras vitaminas deficientes na nossa alimentação.

Comentários

  1. Olá Jairo,
    Já faz cerca de 2 anos que dou para os meninos as vitaminas dos Gummy bears, na verdade comprei dos flinstones,spider-man,cars,......
    Você sabe se aqui no Brasil alguma farmácia,loja,representante vende?
    Já procurei em farmácia do tipo Droga RAIA e onofre,mas não tem.
    Se souber avise pois sempre peço para quem vai viajar.
    Beijos
    Bia

    ResponderExcluir
  2. as crianças comem todos os dias as balinhas de ursinhos! ótima dica...
    adorei o blog, irei acompanhar sempre...
    bjs
    Andrea Moura dearacolombo@hotmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado