sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Macarrão Instantâneo em teste - Postado por Jairo Len

Não vai ser a primeira vez que vou falar mal do macarrão instantâneo (tipo "Miojo") neste blog - e acredito que todos sabem o quanto estes produtos alimentares são nocivos.
Algumas mães confessam que "só dão no fim de semana" ou em fases de inapetência. Outras usam quase diariamente na alimentação dos filhos...
A Fundação Pro Teste fez um estudo detalhado sobre o que estes macarrões contém.
Aí vão os números:
As 10 marcas testadas foram consideradas ruins para o consumo.
A pesquisa constatou que o tempero desses macarrões oferece até 15 vezes o valor diário recomendado para o consumo de sódio e quantidades abusivas de glutamato monossódico, um realçador de sabor que pode causar dependência.
Também foram encontradas quantidades excessivas de gordura (no próprio macarrão, não no temperinho). O processo de desidratação da massa retém gordura.
"O sódio é usado como sal nos 'miojos' e o consumo excessivo pode causar problemas cardíacos e de pressão. O sódio é necessário para o equilíbrio hídrico do corpo. Mas em excesso é o grande vilão da pressão arterial", afirma o nutricionista da Faculdade de Saúde Pública da USP, Daniel Bandoni.
O mistério que a Pro Teste não respondeu: porque as crianças gostam tanto de miojo??

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.