segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Surto de meningite em Porto Seguro - Postado por Jairo Len

Aonde há fumaça haverá fogo...Além da dengue (epidêmica por lá) e da gripe H1N1, agora a meningite...
Quatro pessoas morreram em Porto Seguro por causa da Meningite Menigocócica, que está em surto epidêmico por lá. Certamente há dezenas de contaminados, doentes e contactantes da doença. Muitos já estão de volta para São Paulo, cidade de origem dos quatro mortos - que participavam de uma festa com show do conjunto "Mulheres Perdidas".
De acordo com fonte oficiais, o meningococo causador é o tipo "C". Que já havia, desde o início deste ano, matado 41 pessoas (dos 309 que apresentaram a doença) na Bahia.
DETALHE: A meningite meningocócica tipo C é 100% evitável com uma simples dose da vacina - que todas as crianças na Clínica Len de Pediatria recebem a partir dos 2 meses de idade (2 doses no primeiro ano de vida).
Crianças acima de 1 ano de idade e adultos devem receber somente uma dose, que tem validade por toda a vida.
Repito: todas as crianças que atendemos são vacinadas.
Recomendo, neste ano, que os adultos pensem em receber a vacina.

Evidentemente que o governo federal e o governo estadual da Bahia, preocupados com outras coisas, não se preocuparam em vacinar ninguém. Os postos de saúde não realizam a vacinação, disponível somente nas clínicas particulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.