Acidentes na banheira - Postado por Jairo Len

Uma agência dos Estados Unidos, chamada National Electronic Injury Surveillance System, relatou que nos últimos 18 anos 80 mil americanos se feriram na banheira, a ponto de procurar um pronto atendimento.
Os tipos de injúria são os mais variados: tombos e escorregões (com fraturas), superaquecimento e queimaduras, quase-afogamento. Sete por cento deles necessitou internação.
Os norte-americanos tem bem mais banheiras do que nós. Mas mesmo assim não é raro acontecer acidentes com as crianças na banheira e no box. O que eu mais vejo na Clínica são:

- Os escorregões com traumatismo craniano (na maioria das vezes leves, sem problemas intracerebrais),
- Os traumatismos com cortes, necessitando sutura,
Para estes dois eventos acima lembro que os adesivos antiderrapantes no piso da banheira são fundamentais em todas as idades, assim como uma barra de apoio para entrar e sair da banheira.
- Os cortes pelo vidro temperado do box que se quebra.
Este tipo de acidente - o box que quebra - é de uma frequência realmente assustadora. E em geral os estragos são trabalhosos, necessitando suturas e até anestesia geral para retirada completa dos cacos de vidro. Todo cuidado é pouco. Sugiro que as crianças sejam sempre instruidas (insistentemente) a não ficar abrindo e fechando a porta de correr e que, principalmente, se coloque um calço ou uma espuma para evitar que a porta bata ao ser fechada - esta é a hora que ela estoura.

- Vale lembrar também que crianças até 8 meses de idade podem se afogar em 10 cm de água.

O estudo norte-americano, que será publicado na edição de dezembro da revista American Journal of Preventive Medicine, não incluiu acidentes fatais, mas a Comissão de Segurança de Produtos ao Consumidor relatou mais de 800 mortes associadas a banheiras desde 1990, quase todas elas entre crianças menores de 3 anos.

Amenizando...para lembrar que a banheira pode não ter box de vidro e, caso você escorregue, pode cair em uma piscina...

Comentários

  1. Acho muito bacana essa concientização de acidentes que podem acontecer com escorregoes em banheiras etc.
    tenho uma banheira dupla e achei até interessante que o rapaz que me vendeu da moderna banheiras, www.modernabanheiras.com.br falou do piso anti derrapante,não de atenção mas é de extrema importancia.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito das informações e vou seguir as dicas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado