Coksackie, o vírus da estação - Postado por Jairo Len

Nas últimas semanas tem aparecido dezenas de casos de infecções pelo vírus Coksackie, entre outras (escarlatina, gripe suína...).
O Coksackie é um vírus da família dos "enterovírus". É incidente no ano inteiro, mas tem pico no verão. Sua contaminação se dá através de secreções contaminadas (saliva, coriza, tosse, fezes, etc.), espalhando-se rapidamente - mas geralmente só acomete as crianças com menos de 5 anos.
As infecções causadas por estes vírus (o grupo dos Coksackie é grande, cheio de subtipos) são bem variadas, todas com febre e duração de 3 a 5 dias. As duas mais comuns são:

HERPANGINA
Neste caso, além da febre, a criança apresenta aftas (só) na garganta, que causam dor e dificuldade para a alimentação.

DOENÇA MÃO-PÉ-BOCA
A outra doença causada pelo Coksackie, aonde a criança tem aftas (espalhadas pela cavidade oral) e vesículas nas mãos e pés - e às vezes nas nádegas e no corpo todo. Além da febre.

O diagnóstico se faz pelo exame pediátrico, sendo dispensáveis os exames laboratoriais.
As complicações pela infecção são raríssimas, e o tratamento consiste em "sintomáticos": remédios para a febre, dor de garganta e mal estar, além dos anestésicos tópicos para a mucosa oral.
A criança deve ficar afastada da escola até estar 100% recuperada (sem febre, sem mal estar, comendo bem) e quando as vesículas desaparecerem por completo.

Comentários