Dinheiro não traz saúde? - Postado por Jairo Len

Acho que a máxima "dinheiro não traz saúde" já caiu por água abaixo há muito tempo. Existe, talvez, "dinheiro não garante saúde"... Falo sempre isso aqui no blog, quando comparo a saúde pública com a saúde privada, a disponibilidade de vacinas para quem se dispõe a pagar, o custo de alguns tratamentos, a mortalidade por gripe suína, etc.
Para não dizer que isso é só aqui no Brasil, seguem dados de uma pesquisa norte-americana:
A falta de cobertura médica adequada pode ter contribuído para a morte de 17 mil crianças nos Estados Unidos ao longo da últimas duas décadas, segundo um estudo do Centro Infantil Johns Hopkins. O documento, que será publicado na sexta-feira (30) no "Journal of Public Health", foi compilado de mais de 23 milhões de fichas médicas de 37 estados entre 1988 e 2005. Segundo as conclusões, as crianças sem plano de saúde têm muito mais probabilidades de sucumbir às doenças que aquelas que têm cobertura - o risco de morrer aumenta em 60% nos casos de doenças graves.
Os dados caíram como uma bomba no colo de Barack Obama.

Postei este texto para lembrar a todos como é importante (para quem pode e insiste em não fazer questão), entre outros gastos polpudos, ter sempre um ótimo plano de saúde, com cobertura por grandes hospitais e bons laboratórios, além de estar cercado dos médicos que confia.

Comentários