Pés no chão - Postado por Jairo Len

Hoje eu estava lendo uma notícia sobre o aumento, nos últimos anos, do número de corredores que correm descalços. Coisa de dezenas de quilômetros, maratonas, etc...
A notícia é interessante, mas o que me fez mesmo foi lembrar o número de mães e avós que tem verdadeiro pânico que seus filhos e netos andem, pela casa, descalços.
Pedem até que eu fale diretamente às crianças o quanto isso é ruim para a saúde.
E se decepcionam quando eu digo que não faz mal nenhum. Nem no calor, nem no frio.
Andar descalço não faz a criança se resfriar, ficar doente, ter problemas pulmonares.
E, de acordo com os ortopedistas, é um dos melhores métodos de condicionar a boa pisada, da criança formar a musculatura das pernas, de deixar o pé com um arco bem formado.

Acho que este temor com os pés descalços no chão (nem sempre) frio vem de bastante tempo atrás, e nunca teve uma explicação científica que a justificasse. Mas ainda vive na cabeça das mães...

Comentários