Piscina e "Congestão" - Postado por Jairo Len


Um dúvida bastante comum dos pais é sobre o perigo de, após as refeições, as crianças usarem a piscina ou tomar banho. Elas podem ter "congestão"?
Para as crianças em atividades recreativas ou banho (banheira, chuveiro) não há qualquer risco.
A congestão é a situação em que, devido a grande esforço físico, o sangue fica concentrado nos músculos - e não no estômago e intestino, prejudicando a digestão, causando mal estar e vômitos. São aquelas pessoas que, após comerem um refeição caprichada, vão nadar no mar, fazer esportes náuticos, correr muito, atravessar a represa a nado - certamente passar mal no meio do oceano é um problema sério... Quem quer fazer esportes, exercícios físicos extenuantes ou nadar bastante após comer deve aguardar cerca de 2 horas.
Mas aquela criança que acabou de comer e quer voltar para a piscina ou tomar banho não vai sofrer de congestão. Caso não se sinta bem, certamente vai interromper suas atividades e descansar um pouco.
O mesmo vale para os bebês e as mamadas. Não há qualquer risco de um bebê ser banhado após mamar. Geralmente não recomendo porque a manipulação no banho pode fazer o bebê regurgitar ou vomitar - mas não há risco de congestão.

Comentários