quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Celulite e Impetigo - Doenças de Verão - Postado por Jairo Len

Além das viroses e da Dengue, o verão é a época aonde vejo um aumento dos casos de Impetigo e Celulite (esta Celulite não tem nada a ver com a famosa "celulite" que atrapalha o sono de tantas mulheres e alguns homens...).
O Impetigo é a infecção local, na pele, decorrente das picadas de mosquitos coçadas pelas crianças (e adultos). O mosquito pica, a criança coça e contamina a própria ferida com as bactérias que vivem em baixo nas nossas unhas.
Na figura abaixo mostro um típico Impetigo, no pescoço:

Quando a infecção é um pouco mais profunda, atinge o tecido celular subcutâneo - e causa a Celulite, que é uma infecção mais importante, que vai "caminhando" por baixo da pele. É decorrente de uma picada, de um Impetigo, e de inúmeras outras causas. A Celulite pode aparecer como um simples inchaço avermelhado ou como bolhas na pele:
Como na foto abaixo, uma Celulite, com bolhas, no ombro:
Sei que muitos não gostam de ver estas imagens de "feridas", mas acredite que é importante que você saiba, mais ou menos, como pode evoluir e que aspecto tem uma picada de mosquito não tratada.
Este é o motivo deste post.
Como fazer para a picada não infeccionar?
- Em primeiro lugar, claro, proteção contra insetos (muitos pais "facilitam", esquecem dos repelentes).
- Em segundo lugar: lavar várias vezes ao dia as picadas coçadas com água e sabão ou usar algum antisséptico.
- Em terceiro lugar: assim que notar a picada, é muito importante que você use, 2 ou 3 vezes ao dia, uma pomada ou creme à base de antialérgico e antibiótico, combinados. As que eu recomendo, em geral (nomes comerciais):
- Diprogenta, Verutex B, Betnovate N, Trok G - como preventivos.
Quando o Impetigo já está instalado, outros cremes devem ser usados, mais potentes (sob prescrição, caso-a-caso).
Quando temos uma Celulite, o uso de antibiótico (oral ou venoso) é importante.
Portanto, atenção às picadas. Vale o velho bordão: prevenir é o melhor remédio...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado