quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Pernas Tortas e Pés Planos - Postado por Jairo Len


Uma dúvida de quase todas as mães de crianças entre 1 e 2 anos de idade é se seu filho está com as pernas "tortas", joelhos em "x", pernas arqueadas, pés planos, pisada para dentro, e assim por diante.
Exceto se existe alguma alteração ortopédica que chame muito a atenção ou uma assimetria muito grande (que em geral são percebidos ao nascimento), não há nenhuma necessidade de avaliações ortopédicas antes dos 2 ou 3 anos de idade.
As pernas e pés das crianças entre o nascimento e os 2 anos de idade estão em fase de adaptação. A própria aquisição da marcha e o andar é que farão o exercício para as pernas "voltarem" ao normal e para os pés adquirirem curvatura.
Não se deve utilizar botas ortopédicas, palmilhas ou outras invenções por tratar-se de pés e pernas normais.
Aquelas crianças que possuem um pé normal e utilizam botas ortopédicas começam a apresentar problemas, pois estes calçados altos, duros, reforçados e, geralmente, muito pesados, não permitem uma marcha normal. Principalmente, se levarmos em conta o fato destas crianças ainda não terem uma marcha definida, normal, em termos de coordenação motora, pois seu sistema nervoso e músculo-esquelético ainda encontra-se em desenvolvimento (maturação). Outras medidas, como exercícios fisioterápicos, danças, caminhar na areia, uso de patins e outras crendices populares a respeito, são totalmente infundadas e sem comprovação científica.
Andar descalço (assunto de outro post) ou com sandálias e tênis firmes e bem adaptados aos pés ajuda na "correção" natural destas alterações fisiológicas (normais) que as crianças apresentam.
E, quando necessário, a escolha de um ortopedista pediátrico deve ser extremamente criteriosa.

17 comentários:

  1. Jairo, meu filho de 3 anos e 2 meses começará a usar palmilhas corretivas por pisar para dentro, ele tem curvinha do pé bem feita, mas pisa ainda para dentro, apesar de ter melhorado bastante do ultimo ano para cá. E agora? Será que as palmilhas serão de pouco efeito e na verdade mais um incômodo para ele? Fiquei em dúvida... Abraços, adoro seu blog!

    ResponderExcluir
  2. Foi consolador ler este post. Eu e meu marido já estávamos preocupados com o jeitinho que nossa filha pisa às vezes. E como está aprendendo a andar ainda... Ufa! Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Minha filha de 1 ano e 5 meses tem as pernas arqueada, levei no ortopedista e ele disse que era normal, mas que iria passar vitamina D para ela, e que em tres meses deveria voltar para nova avaliação, ainda não voltei, mas parece que as pernas dela estão mais tortas é normal?
    Ela esta com 16 kg será que isso ajuda a piorar mais?
    Grata
    Andréia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesta idade as pernas arqueadas podem ser absolutamente normais. Não acho que o uso de vitamina D traga qualquer benefício neste sentido.

      Excluir
  4. Meu caso e quase igual da Andréia, sobre o meu bebe tem 10 kilos e ele tem 1 ano e 8 mes,tb levei ao ortopedista e ele tb me mandou dar vitamina d para ele, e que entre 3 meses retornace só que agora ate o pessinho dele esta entortando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesta idade as pernas arqueadas podem ser absolutamente normais. Não acho que o uso de vitamina D traga qualquer benefício neste sentido.

      Excluir
  5. Olá Dr.
    Muito bom esse post, minha filha tem uma das pernas (esquerda) arqueada, e os médicos que levamos divergiram no diagnóstico, um disse ser normal que em 1 ano estaria tudo bem, mas para ter certeza fomos em outro que disse que precisava de uma bota,e por isso fiquei sem jeito. Demos um tempo mas vimos que não houve evolução, as duas eram tortas uma melhorou e a outra piorou, ela corre, brinca, pula mas a perna tem uma grande curva, só uma bota resolveria já que a curva vem de lá de cima´???
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Meu filhinho tem um ano e dez meses. Umas das perninhas, a esquerda, é ligeiramente arqueada para fora. O médico ortopedista pediu uma radiografia. Estou com medo da radiação...

      Excluir
  6. oi tenho uma filha de 1 ano e 3 meses. ela cai muito e uma das pernas dela e torta ja levei no medico ele falou que com tempo ia voutar au lugar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a probabilidade é que volte ao normal de forma rápida.

      Excluir
  7. olá Jairo , meu nome é PhilipYuri tenho 15 anos faço 16 dia 26/06 enfim... tenho as pernas tortas , quero saber oque devo fazer ? , pois também sou um pouco gordo mais estou entrando em forma novamente pois o médico apenas pediu pra mim poder emagrecer que as minhas pernas iriam voltar para o lugar , sera que pode me ajudar ? pois pra min não é facil,, não é mesmo as veses doi muito , sinto estalos no joelho ai tenho que esperar uns 5 a 10 minutos para passar a dor .

    OBRIGADO !

    ResponderExcluir
  8. Acho que você deveria ouvir a opinião de algum ótimo ortopedista. Talvez o excesso de peso esteja contribuindo para o "joelho valgo" e também para as dores, mas eventualmente pode haver alguma alteração funcional que mereça tratamento específico.

    ResponderExcluir
  9. minha filha tem quatorze anos;faz quinze no doa vinte quatro de junho de 2014,ela tem um metro e sessenta de altura e pesa 46 quilos ,estou preocupada notei que esta ficando( cambaia )com as pernas aberta tambem esta comprometendo a postura o que devo fazer tem algum exercícios que possa ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo que você procure um ortopedista. Ele poderá orientar se há necessidade de algum exercício (fisioterapia) ou fortalecimento específico para ser feito, assim como quaisquer outras necessidades especiais.

      Excluir
  10. Estou preocupada com minha filha de quatorze anos;que completa quinze no mês de julho de 2014,ela esta ficando (cambaia) com as pernas aberta do joelho aos tornozelos a sua postura também não esta muito reta .O que devo fazer tem algum exercício que ela possa fazer pra ajudar ela é uma criança normal pesa 46 quilos e mede um metro e sessenta cm de altura beijos e obrigada.

    ResponderExcluir
  11. Recomendo que você procure um ortopedista. Ele poderá orientar se há necessidade de algum exercício (fisioterapia) ou fortalecimento específico para ser feito, assim como quaisquer outras necessidades especiais.

    ResponderExcluir
  12. Minha filha tem 1ano e meio com pernas arqueadas. Gostaria de saber se pode pular no pula pula ou se piora.

    ResponderExcluir

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado