quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Vacinação contra Gripe Suína - Postado por Jairo Len

Os jornais tem noticiado sobre a provável chegada - em março de 2010 - da vacina contra gripe suína.
A vacina contra gripe suína já está disponível e em uso no hemisfério norte. Quem está nos EUA pode pagar e recebê-la sem qualquer burocracia em farmácias, como a Walgreens.
Mas como será no Brasil?
Não sei exatamente... Se depender das promessas do ministério da saúde, haverá 90 milhões de doses, e a vacina estará disponível nos postos de saúde (para profissionais da área de saúde, crianças abaixo de 2 anos, doentes crônicos e idosos, inicialmente) e também será disponibilizada nas clínicas de vacinação (como acontece todos os anos).
A vacina contra gripe (2010) será tríplice - como sempre foi - protegendo contra o influenza "A" sazonal, o influenza "B" sazonal e o H1N1.

De um modo geral, não acho que esta vacina mereça qualquer frisson. A gripe suína, em teoria (números oficiais), causou menos óbitos que a gripe sazonal, que ocorre todos os anos. Sempre repito que a gripe sazonal mata cerca de 20.000 norte-americanos por ano. Uma doença séria e que todos devem ser vacinados contra ela.
A gripe por H1N1 (gripe suína) também é importante, e por isso todos devem ser vacinados, também.

Concordo com a opinião que houve um exagero midiático em cima do H1N1. Muita gente lucrou com isso, os laboratórios produtores de remédios e vacinas tiveram resultados excelentes... A capa de uma revista "Veja" cujo assunto é sobre saúde ou epidemias vende 2 a 3 vezes mais, você sabia?
Mas não se pode minimizar a gripe - que é sempre uma doença que não deve ser subestimada.

A vacina chega, é segura e todos devem recebê-la. Mas não deve se tornar um "acontecimento".

Um comentário:

  1. olá Jairo,
    como todos os anos, aguardo o aviso de quando a vacina estiver disponível aí na Clínica para a vacinação familiar.

    Beijo,
    Bia

    ResponderExcluir

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.