Vacinação contra Gripe Suína - Postado por Jairo Len

Os jornais tem noticiado sobre a provável chegada - em março de 2010 - da vacina contra gripe suína.
A vacina contra gripe suína já está disponível e em uso no hemisfério norte. Quem está nos EUA pode pagar e recebê-la sem qualquer burocracia em farmácias, como a Walgreens.
Mas como será no Brasil?
Não sei exatamente... Se depender das promessas do ministério da saúde, haverá 90 milhões de doses, e a vacina estará disponível nos postos de saúde (para profissionais da área de saúde, crianças abaixo de 2 anos, doentes crônicos e idosos, inicialmente) e também será disponibilizada nas clínicas de vacinação (como acontece todos os anos).
A vacina contra gripe (2010) será tríplice - como sempre foi - protegendo contra o influenza "A" sazonal, o influenza "B" sazonal e o H1N1.

De um modo geral, não acho que esta vacina mereça qualquer frisson. A gripe suína, em teoria (números oficiais), causou menos óbitos que a gripe sazonal, que ocorre todos os anos. Sempre repito que a gripe sazonal mata cerca de 20.000 norte-americanos por ano. Uma doença séria e que todos devem ser vacinados contra ela.
A gripe por H1N1 (gripe suína) também é importante, e por isso todos devem ser vacinados, também.

Concordo com a opinião que houve um exagero midiático em cima do H1N1. Muita gente lucrou com isso, os laboratórios produtores de remédios e vacinas tiveram resultados excelentes... A capa de uma revista "Veja" cujo assunto é sobre saúde ou epidemias vende 2 a 3 vezes mais, você sabia?
Mas não se pode minimizar a gripe - que é sempre uma doença que não deve ser subestimada.

A vacina chega, é segura e todos devem recebê-la. Mas não deve se tornar um "acontecimento".

Comentários

  1. olá Jairo,
    como todos os anos, aguardo o aviso de quando a vacina estiver disponível aí na Clínica para a vacinação familiar.

    Beijo,
    Bia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado