segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Manchas Cítricas - Postado por Jairo Len



O nome "manchas cítricas" é incorreto, mas o importante é que você saiba o que causa e como podemos evitar as fitofotodermatoses (este é o nome correto...).
Alguns alimentos (que contenham os furocumarínicos) podem causar queimaduras sérias quando estão em contato com a nossa pele exposta ao sol.
Nas crianças, o contato em geral é indireto - através das mãos dos adultos que fizeram sucos, caipirinhas, saladas, temperaram o aperitivo... Sorvetes bem naturais, que contenham a fruta cítrica, também poder ser causa das fitofotodermatoses.
Bastam 30 minutos de exposição solar (com ou sem filtro). A área fica avermelhada, no dia seguinte podem aparecer micro-bolhas, em seguida a área torna-se acastanhada e essa mancha pode durar semanas ou meses.
Os alimentos que contém os furocumarínicos são:
Limão, laranja, mexerica, maracujá, lima, morango, figo, manga, nabo, aipo, salsão e alface.
Após o aparecimento da mancha, não há nada para fazer - a não ser que a lesão esteja com aspecto de ferida, inflamada ou infeccionada. Caso contrário, a mancha desaparecerá por completo em semanas ou meses e não deixará cicatriz.
O filtro solar deve ser "caprichado" em caso de re-exposição solar.
Lavar muito bem as mãos antes de pegar as crianças é o melhor jeito de evitar as manchas de fitofotodermatose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.