Suco, Néctar ou Refresco? - Postado por Jairo Len


"Qual você quer? O que parece de limão, é de groselha e tem gosto de tamarindo? O que parece de groselha, é de tamarindo, com sabor de limão? Ou o que parece de tamarindo, é de limão, com sabor de groselha?".
O diálogo acima, para refrescar a memória, é do seriado mexicano "Chaves" (Fonte: Idec).
Publicação do Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC) mostrou, mais uma vez, que os auto-denominados "sucos" prontos contém muito mais coisa dentro do que a própria fruta. Aliás, os teores de frutas são mínimos, quando comparamos a um suco natural. Já comentei isso aqui no blog anteriormente. Muitas mães acham que estão fazendo uma alimentação saudável oferecendo estes sucos (Del Valle, SuFresh, Kapo, Skinka, Jandaia, etc...) diariamente aos seus filhos. Idem aos produtos Ades, muitos com proteínas e cálcio, mas com açúcar, corantes, acidulantes.

DADOS DO IDEC
Açúcar: por exemplo, o suco Jandaia de manga informa apenas que uma porção de 200 ml do suco contém 23 g de açúcar, ou seja, 115 g por litro. No entanto, é impossível saber quanto dessa quantidade é proveniente da própria fruta e quanto foi adicionado. De qualquer forma, é como colocar duas colheres (de sopa) de açúcar, cheias, em um copo de suco.
Corantes: dois dos produtos avaliados continham esse tipo de aditivo - bebida mista de frutas verdes Skinka e bebida de frutas sabor uva Del Valle Frut. Precisa colocar? Alguns deles, como os corantes tartrazina (INS102) e amaranto (INS123), são apontados como causadores de reações alérgicas e podem estar ligados ao aumento de distúrbios de atenção e hiperatividade infantil.
Aromatizantes artificiais ou naturais: todos contém.
Conservantes: quase todos contém, desde ácido ascórbico, como o conservante benzoato de sódio (INS211).

Se colocarem gás, vira refrigerante...

Sei da praticidade que são estes "sucos", mas é preciso saber que não são bebidas para o dia-a-dia. Prefira sempre os sucos que não contenham açúcar, corantes ou conservantes artificiais. A água de coco (de caixinha) é uma opção, o suco de maçã Yakult também.

Comentários

  1. Existe também um suco de laranja da Native, orgânico, sem adição de açúcar ou conservantes. A mocinha aqui de casa adora. Obrigada pelas informações, Dr. Jairo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado