Mochilas e coluna - Postado por Jairo Len

As aulas já começaram há mais de um mês e ainda tenho recebido e-mails sobre as mochilas escolares, o peso delas, o melhor modelo, etc... Tive até que fazer um atestado pedindo para uma escola que "deixasse" que o aluno mantivesse seus livros em um armário, porque levá-los para casa diariamente seria muito pesado...
A meu ver todas as escolas deveriam, obrigatoriamente, ter armários individuais disponíveis para todos os alunos. Além de diminuir o peso das mochilas, ajuda na capacidade de organização das crianças, uma vez que elas terão que manter seus armários arrumados.
Fora isso, sabe-se classicamente que a mochila nunca deve pesar mais que 10% do peso da criança. O que torna o armário escolar fundamental. Crianças de 20 kg não devem carregar nas costas mais do que 2 kg.
Outro ponto: as mochilas devem ser simples, sem dezenas de bolsos, o que faz com que as crianças acumulem objetos desnecessários e mais peso. E as mães devem fazer a "limpeza" semanal desta tranqueirada que eles acumulam...
As alças devem ser acolchoadas, reguláveis e reguladas para que a mochila se ajuste às costas. E, para as crianças que andam bastante até chegar na escola, a alça para a cintura deve ser ajustada - para que a mochila não fique batendo na região lombar.
Sempre mantenha a mochila com as duas alças nas costas, evitando sobrecarregar sempre o mesmo lado da coluna.

Quando lembramos de qualquer filme que se passa em uma escola norte-americana, a imagem dos armários é bem nítida, certo? Eles descobriram, faz tempo, através das suas infindáveis estatísticas, que a dor nas costas é um sério problema de saúde em crianças e adolescentes e que seu custo, devido ao absenteísmo, fisioterapia, medicamentos e RPG é gigantesco.

Comentários