Vacina contra Gripe II - Postado por Jairo Len

Repetindo o que escrevi na última postagem: as informações sobre a vacina contra gripe são as mais desencontradas possíveis...
Algumas atualizações e respostas a e-mails que recebi:

- Em primeiro lugar, gostaria de colocar que é incrível como a liberação das vacinas de influenza pela ANVISA, para as clínicas particulares de vacinação, está demorada neste ano. Parece uma incrível coincidência que o governo faz sua campanha vacinal-eleitoral e os lotes das demais vacinas ficam encalhados para liberação...

- Uma lactante (bebê com 2 meses) me pergunta se vacinar-se contra H1N1 protege a criança. Infelizmente não. Os anticorpos vacinais não passam pelo leite materno. Em caso de gestantes, as defesas (anticorpos) passam para os recém-nascidos e duram alguns meses.

- Grávidas podem receber a vacina H1N1 e a sazonal - desde que receitadas pelo obstetra.

- Uma boa notícia: a Solvay Pharma informa que as cepas de sua vacina trivalente contra Influenza englobam: A/California/7/2009 (H1N1)-like strain; A/Perth/16/2009 (H3N2)-like strain; B/Brisbane/60/2008-like strain.
Traduzindo: a cepa em vermelho é a que protege contra a gripe suína, em verde e azul as duas cepas que protegem contra a gripe sazonal.
Esta vacina deve ser a primeira a ser licenciada para a rede particular, caso a ANVISA permita.

Portanto, provavelmente teremos esta vacina na Clínica Len de Pediatria.

- Os pobres cidadãos entre 2 anos e 20 anos não receberão as doses de vacinas do governo. Nem os que tem entre 40 e 60 anos. Diferente de outros países, aonde a vacinação foi universal, para quem queira. Provavelmente o Brasil não tem dinheiro para comprar mais doses, que existem à disposição. Para os caças franceses Rafale não houve falta de dinheiro, mesmo custando o dobro do preço dos caças suecos.

- Bebês com menos de 6 meses não podem receber a vacina.

- Devemos levar as crianças entre 6 meses e 2 anos para receber a vacina? Vou aguardar a vacinação iniciar para esta faixa etária e ver se chego uma conclusão... Repito que eu só aplico e receito vacinas que sei exatamente aonde são produzidas. Confiança em vacinas é confiança no laboratório produtor. Não se compra vacinas por pregão de preços ou acordos comerciais.

Comentários

  1. Obrigada por responder minha pergunta. minha filha tem 2 meses, porque ela não vai receber a vacina? porque é muito forte para menores de 6 meses, ou porque o governo acha q não está na zona de risco? me responda por favor, não sei o q fazer. ela completa 6 meses em julho. obrigada. Rafaela

    ResponderExcluir
  2. Jairo,
    como pode......tamanha incoerência....ano passado o governo causou um caos geral quando prorrogou em 15 dias as férias escolares (30 dias) da escolas de educação infantil ,fundamental ,médio e faculdades..,ou seja, mandou ficar em casa pessoas de 2 a +-25 anos.......e agora esse que tiveram que ficar de quarentena em casa não recebem a vacina?não são mais de grupo de risco? de um ano para o outro o vírus mudou o plano de ataque?????
    Aguardo ansiosa a vacina,seja de qual tipo for aí na clínica.
    Bia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado