Vacina H1N1 - Mais detalhes - Postado por Jairo Len

Após o último post, recebi alguns e-mails com dúvidas sobre alguns detalhes da vacina H1N1, assim como da vacina contra influenza sazonal. Compilo e respondo todas aqui:

- A campanha de vacinação do governo para crianças restringe-se para crianças entre 6 meses e 2 anos de idade.

- Crianças abaixo dos 6 meses não podem ser vacinadas contra influenza (nem nos postos, nem nas clínicas particulares). A vacina não tem estudos de segurança nesta faixa etária.

- Na primeira vez que uma criança (abaixo dos 9 anos de idade) recebe a vacina contra influenza, é necessária uma segunda dose, 1 a 2 meses após. Nos anos seguintes este reforço não será mais necessário - basta uma dose para imunizar. Isso sempre valeu para as vacinas contra influenza (H1N1 ou Sazonais).
Por isso coloquei no post que "o reforço" pode ser feito com a trivalente, quando ela chegar. Vale então para crianças que recebem a vacina pela primeira vez.

- Porém, adultos e crianças que receberam a vacina monovalente H1N1 na campanha podem receber a vacina trivalente, caso queiram proteger-se contra as gripes sazonais (mesmo aquelas crianças que não necessitariam de reforço por já terem sido vacinadas em anos anteriores).

- A boa notícia: a vacina contra influenza trivalente (H1N1 + sazonais) chegará, com certeza - e dois laboratórios vão trazê-la - a Solvay Pharmaceuticals (Inglaterra) e a Sanofi-Aventis (França). A data (incerta) é final de abril ou início de maio.



- Não fiquei sabendo de casos com reações importantes após a vacinação. Quanto à imunidade que cada marca de vacina confere, jamais saberemos...

- Na contra-mão: Não vacinar crianças dos 2 anos em diante é uma atitude ignorante quando se quer evitar uma epidemia. As crianças escolares, quando imunizadas, diminuem em 60% a circulação do vírus e a doença na população não-vacinada.
As mesmas crianças que ficaram 3 semanas sem aulas no ano passado. Aliás, espero que a mesma insanidade não seja cometida neste ano.
O estudo que comprova isso, atual, imunizou população dos 3 aos 15 anos.
Para quem quiser ler (resumo em inglês), segue o link:
http://pediatrics.jwatch.org/cgi/content/full/2010/324/1?q=featured_pa

Comentários

  1. É isso aí Jairo,mais explicado e detalhado impossível.
    Vou repassar para mães e escola dos meninos e a que trabalho,pois se a criançada de 2-18 anos não receber a vacina........a chance de epidemia e férias prolongadas aumenta.....e por favor, mais de 30 dias de férias de novo eu não aguento.....
    By the way...Enrico melhorou ,acho que foi a 1ª virose da vida dele ,pois em 48 horas ele teve de tudo um pouco e passou...
    Beijo
    Bia

    ResponderExcluir
  2. http://caminhosdoautismo.blogspot.com/2010/03/vacina-h1n1.html

    Obrigada pelos esclarecimentos. Estou repassando a informação!!!

    ResponderExcluir
  3. Meu coração está apertadíssimo, pois meus filho de 6 e 8 anos não terão direito. Concordo 100% com sua opnião.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde. Conheci a Clínica há muitos anos, e gostei muito do seu blog.
    Tenho acompanhado principalmente por conta da Vacina TrIvalente contra gripe, inclusive já dei nos meus 02 filhos em uma clínica de vacinação, que na verdade foi uma das poucas a receber a vacina. Até onde sei, o que se comenta, de fonte fiel, é que o governo só vai liberar a importação para as clinicas particulares, no momento em que terminar a campanha do Governo. Será isso uma verdade??? Aí qfica a minha indignação: como pode ele decidir por famílias que desejam vacinar seus filhos, e que os mesmo não se enquadram na programação determinada por ele? Faço votos que todos consigam vacinar seus filhos, isso na verdade era um pesadelo para mim... Ainda paira uma grande dúvida: será que o vírus H1N1 não sofreu mutações? a vacina será mesmo eficiente? E por último: gostaria de saber qual a escola de seus filhos, pois vc comentou que já foram vários casos confirmados neste ano. Porque não se está divulgando? aurea.lacasa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Admiro e consulto muito o seu blog, conheço a Clínica ha muito tempo. Sobre a vacina, já apliquei nos mes dois filhos, a trivalente. E, obtive informações de fonte confiável, que o Governo só estaria liberando as importações, após a finalização de sua campanha. Será? Espero que não.... A propósito: será que não houve mutação do vírus H1N1, e essa vacina seria ultrapassada? aurea.lacasa@hotmail.com Abraços!!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá, gostaria muito de saber sobre uns comentários em certos blogs, dizendo: que a vacina H1N1, podera aproximadamente daqui uns dez anos levar-nos a óbito.. E e em relação a seu blog, gostei muito, é ótimo está sempre atento com o que vivemos e e o com que no futuro poderemos nos tornar.. e-mal palmeiras@yhaoo.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado