Repelentes - Postado por Jairo Len


Outono deveria ser a estação das doenças respiratórias, pelas variações de temperatura e umidade relativa do ar. Mas no país tropical os casos de dengue tem aumentado em progressão geométrica. De cada dez mosquitos que eu mato em casa (no Alto de Pinheiros), nove são Aedes aegypti, aqueles das patas listradas em preto-e-branco e possíveis transmissores da dengue.
É claro que as medidas de controle da proliferação do mosquito são as mais importantes, mas não parecem surtir efeito (principalmente porque tem que ser feitas por 100% da população, mesmo em terrenos baldios, casas à venda, etc.).
Resta-nos a proteção individual.
Os repelentes são a única forma de proteção para as crianças - nos jardim de casa ou do prédio, na escola, no parque...
No Brasil (e no mundo, em rara concordância) existem dois tipos de repelentes eficazes e seguros: o DEET e a ICARIDINA. Óleos de citronela, eucalipto, andiroba e parentescos não são eficazes a ponto de você ficar tranquilo que seu filho não será picado.
Apesar das restrições de idade, devemos usar o bom senso na hora da aplicação. A meu ver, no nosso pa-tro-pi é extremamente importante proteger-se da dengue.
Recomendo a Icaridina (nome comercial = Exposis) para crianças acima dos 6 meses de idade.
E o DEET (Off Kids, Autan, Repelex) acima de 1 ano de idade. Estamos falando de áreas com mosquitos Aedes aegypti, aonde o risco de dengue é bastante possível.

Os repelentes podem causar alergia de pele e respiratória em quaisquer idades, portanto não devem ser usados se causam coceira ou vermelhidão na pele, ou crianças que tem tosse/espirros logo após a aplicação.
Evite as mãos das crianças (que vão à boca) e seja generoso na aplicação.
Sabia que os repelentes tem área de ação de apenas 4 cm?
Portanto é bom passar com esmero. E, evidentemente, isso prova que as "pulseiras" repelentes não servem para nada.
Para um dia inteiro no campo, o repelente deve ser repassado a cada 4 ou 6 horas para garantir a eficácia.

Comentários

  1. Aqui em Portugal estamos na Primavera. Alergias :P

    ResponderExcluir
  2. Jairo, acho válido ressaltar mais um detalhe (que o Miguel sentiu, literalmente, na pele): tomar muito cuidado com o repelente antes da exposição ao sol. A mistura Protetor + Off Kids + sol creio que foi a causa da mancha de Janeiro que existe até hoje, clarinha, mas ainda existe... (depois de pensar muito me lembrei que havia passado em mim o repelente antes de tirá-lo da água por alguns instantes...) Abraço, Renata.

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo, a Pulseira tem registro e foi testada pela ANVISA , quue deu 87% de eficacia do produto.
    Funciona sim!

    diego

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado