sexta-feira, 14 de maio de 2010

Super-poderes - Postado por Jairo Len

Uma pesquisa da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, comprovou que a voz da mãe ao telefone tem efeito calmante. Tão calmante como um abraço.
Foram estudadas 60 meninas entre sete e 12 anos de idade em situações de stress e suas respostas hormonais quando ouviam voz materna ao telefone, recebiam um gesto carinhoso ou assistiam um filme.

Os níveis de oxitocina (hormônio da hipófise) aumentaram da mesma forma nas primeiras duas situações. Acreditava-se, até então, que só estímulos físicos aumentariam a oxitocina (que aumenta muito na mãe, por exemplo, quando o recém-nascido suga o seio materno).

A oxitocina é uma espécie de calmante natural associado à empatia e capaz de aliviar os efeitos do cortisol, o hormônio do stress.

Na pesquisa, as meninas tiveram de falar e resolver questões de aritmética em público inesperadamente, o que fez acelerar os seus batimentos cardíacos e elevar os níveis de cortisol.
Em seguida, eram submetidas aos estímulos calmantes (voz materna, abraço e filme).

Nunca deixe de exercer seus super-poderes calmantes quando necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.